sexta-feira, dezembro 2

a melhor notícia do ano

Partilhar



Os seis tripulantes do pesqueiro "Virgem do Sameiro", que estava desaparecido na zona da Figueira da Foz, foram encontrados com vida. Passaram 60 horas à deriva dentro de uma balsa de salvamento com apenas água e medicamentos.

O barco de pesca "Virgem do Sameiro" tinha desaparecido na terça-feira, estaria em faina de pesca a 16 milhas a oeste da Figueira da Foz quando reportou pela última vez a sua localização. A Marinha foi alertada às 10h20 de quinta-feira e, de imediato, enviou para o local o navio-patrulha oceânico "Viana do Castelo", um barco salva-vidas e uma embarcação de alta velocidade da Capitania do Porto da Figueira da Foz, com o apoio de um avião da Força Aérea.

Os seis homens das Caxinas foram encontrados ao final da manhã de hoje, vivos. Detectados por um helicóptero da Força Aérea, que não estava incluido nas operações de busca e salvamento mas efectuava uma missão de fiscalização na zona, procederam de imediato ao resgate dos naufragos com total êxito.

Ainda não se sabe bem o que se passou. Segundo o autarca de Vila do Conde, o mestre da embarcação percebeu de repente que o barco se estava a afundar e só tiveram tempo de entrar na balsa.

Após observação clínica no Hospital de Leiria, os naufragos estão já de regresso a casa, apenas permanecendo internado um dos pescadores por mera precaução. Depois de saber a notícia, o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas congratulou-se com a boa novidade e fez saber que "as Caxinas estão em festa".

A nossa homenagem aos pescadores das Caxinas e aos bravos salvadores da Força Aérea Portuguesa.




6 comentários:

Rui disse...

Foi com enorme satisfação que ouvi a boa nova !
Milhares de outros não tiveram a mesma sorte. Terrível esta "sorte" de Pescador, sempre com a vida em risco !
Os meus parabéns às equipas de resgate !
.

Nanny disse...

Também fiquei muito contente quando ouvi a notícia, apesar de vir de um funeral em Leiria... coincidências da vida e da morte...

Os homens do mar merecem esta tua homenagem!

Filoxera disse...

Foi uma notícia muito feliz...
Beijos.

Teté disse...

Uma história que, apesar da desgraça, teve um final feliz!

Uma grande bravo à Força Aérea Portuguesa e aos pescadores que tão corajosamente lutaram até ao fim pela sobrevivência! :)

Altamirando Macedo disse...

Citando Cayme,

O pescador tem dois amores, um bem na terra, um bem no mar. É triste morrer no mar.

Saúde pescadores!...

Anónimo disse...

Uma excelente notícia, sem dúvida. São tão raros os casos de sucesso nas buscas, que este episódio marcará durante muito tempo a vida das boas gentes das Caxinas.