quinta-feira, setembro 24

voto na matéria

Partilhar



Num intervalo para um cafezinho com colegas veio à baila a campanha eleitoral e a conversa terminou na importância do voto. Para alguns eu devo parecer utópico, ou então sou crente (fia-te na virgem e não corras), mas insisto e voto na matéria. Não entendo porque algumas pessoas são abstencionistas militantes! Dizem que gostariam de mudar o rumo das coisas e no entanto estão-se nas tintas e não fazem o mais pequeno esforço para que isso aconteça, simplesmente esperam uma intervenção divina ou algo parecido que decida os destinos do país.
Ok, eu não sou crente.

Exercer o nosso direito cívico é algo mais importante do que parece, não é apenas acordar num domingo solarengo e ter de se deslocar a um local onde certamente nunca fomos, ou até já, mas que não tirará mais do que uns minutinhos do nosso precioso tempo. Votar é escolher alguém que vai (ou pelo menos deveria) nos representar na assembleia, no governo, nas autarquias ou na presidência, os nossos interesses e expectativas futuras. Bem sei como é complicado confiar a nossa vida em alguém, ainda mais se já os conhecemos de ginjeira e que, de quatro em quatro anos, insistem em nos tentar cativar com as mesmas promessas. Também sabemos que boa parte dos candidatos neste ramo de actividade está mais interessada nas políticas pessoais do que na maioria que os quer ver de costas. Por mais que olhe para a direita ou para a esquerda é cada vez mais difícil acreditar neles. Temos de permanecer atentos, deixar o José e a Manela parlamentar à vontade e lembrar-lhes que não estão sozinhos.

Não pretendo promover aqui nenhuma candidatura (muito menos promover a minha), procuro apenas lembrar que temos uma palavra a dizer e agora que a temos devemos dizê-la à boca das urnas com uma cruzinha, ou até nenhuma, que riscaremos no papelucho. O povo não pode passar a vida a reclamar e depois, na hora certa, não comparecer para "deitar" o seu voto. Vá, ide lá buscar o boletim, votem, e logo se livram desse aborrecimento todo. Ainda sobra um bom tempinho para aproveitar o resto do domingo e ir "pastar" no shopping, ou então ir até à praia se fizer calor!

12 comentários:

Patti disse...

Absolutamente de acordo. As eleições que mais me custaram votar foram as últimas legislativas, mas tive de o fazer.

Teté disse...

Também não sou crente, mas voto (quase) sempre! (isto quase que rima)

Dou demasiada importância ao PODER votar, em democracia, coisa que não existia no tempo em que nasci! E não, não me parece que o país seja dos candidatos com promessas ocas, é de todos nós! Percebe-se que o desencanto é grande, mas lá estarei...

Beijocas!

ps - não fui votar nas últimas eleições porque estava aí no Norte, longe de Lisboa; entretanto, o maridão resolveu saber onde iríamos votar nestas (mudaram os locais de voto), mandou um mailito para saber onde, responderam-lhe por sms: "Benfica, Lisboa" com um número à frente; serviço inteligente, heim?! :D

ps1 - também não será por aí que deixaremos de votar... ;)

Almeida disse...

Votar é um dever civico e como tal a nossa obrigação será comprida,aos demais cabe-lhes cumprir o que prometem.

Um abraço

Gi disse...

Desde Sá Carneiro que não votava nas Legislativas ( só nestas).
Este ano vou votar ... porque quero ter voto na matéria.

Ana disse...

Eu era assim. Pensava exactamente como tu. Nem que votasse branco. Mas, hoje, sinceramente, venha o diabo e escolha. Honestamente, com muita pena minha, estou-me mesmo a cagar. Não estão eles tb a cagar-se para mim? Então! Começo a achar, talvez mal, não sei, que o voto não passa de uma ilusão que nos foi dada...

Ana disse...

Eh pah, desculpa lá que a minha primeira intervenção no teu gabinete seja tão...diz tu o quê lol.

Rafeiro Perfumado disse...

Eu voto sempre (que estou cá). Se as pessoas deixarem de votar, um dia algum iluminado ainda vai pensar que se calhar nem é preciso haver votações.

Abraço!

Tó (Mano) disse...

Eu voto "NoGabinete"----ao menos ainda sabe o que diz, não promete o que não cumpre, e ficava mais barato aos nossos bolsos...

Este fim de semana vamos todos enfiar na racha..!!

Lua disse...

Eu não diria melhor!!!
Sinceramente,não sei em quem votar...
São todos uns aldrabões...Na altura das eleições fazem tudo...E quando já estão no poleiro,é o que se tem visto...

Mas na Manela, que mais parece que vem sempre duma noite de copos...Essa,não vai ter o meu voto!!!

liamaral disse...

Sem dúvida! Subscrevo inteiramente! Abstenção é que não! Antes em branco!
:) Beijinho

mjf disse...

Olá!
Concordo...
Mas quem não vai votar, depois passa metade do tempo a queixar-se e a dizer mal, quando lhes é dado a oportunidade de fazer as opções...ficam no sofá, comodamente... tipo" treinador de bancada ":=(((

Beijocas
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Sou da mesma opinião, Paulo. Q"uem se abstém não tem o direito de criticar.