segunda-feira, fevereiro 9

uma bela frase

Partilhar



Há pessoas que decoram muitas frases de famosos, outros como eu não têm muitas frases. De qualquer modo, guardo algumas para reflectir sobre elas. Afinal o que define o carácter de um ser humano? Cuida dos teus pensamentos porque se tornam palavras, escolhe as tuas palavras porque se tornam acções, entende as tuas acções porque se tornam hábitos, estuda os teus hábitos porque se tornam carácter, desenvolve o teu carácter porque ele se torna o teu destino.

Se o carácter designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir, peculiar a cada indivíduo, o conjunto de traços particulares, a sua índole, natureza e temperamento, é no entanto a adaptação às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais que moldam essa natureza individual, que o determinam. É aquilo que vamos construindo durante a vida, com os erros e conquistas, perdas e ganhos.

Infelizmente, é cada vez mais certo que todo o mundo desconfia de meio mundo, e para se protegerem as pessoas vestem uma grande colecção de máscaras. No trabalho essa metáfora das máscaras é muito bem empregue, pois no final de contas todos defendemos os nossos interesses e lutamos por uma vida melhor. Mas haverão sempre uns mais "sortudos" que outros. Não me refiro aos que pelo seu esforço e capacidade são competentes, mas dos que se aproveitam dos outros para escalar a árvore hierárquica, nem que para isso se despejem de valores, princípios, e amizade. Sabem aquele tipo de pessoas sempre atenciosas, solícitas e interessadas, que nas alturas de crise acabam por deixar cair a máscara e revelam-se parasitas da pior espécie, que usam o engodo da falsidade como a sua principal característica. E como se atrevem a olhar-se ao espelho todas as manhãs sem um pingo de consciência, questiono-me? O verdadeiro carácter de um homem mostra-se numa situação crítica, e situações destas está cada vez mais o mundo cheio.

Um dia gostaria de conhecer o meu verdadeiro carácter e, até lá, nada me impede de lutar pelo que acredito!

12 comentários:

Si disse...

Este mau tempo faz-nos reflectir em cada coisa....

O que aponta no seu texto é aquilo com que nos debatemos todos os dias, aquilo que nos deixa dormir em paz ou que nos atormenta. As máscaras, que alguns usam a vida toda, servirão, não só, para enganar os outros, mas, essencialmente, para se enganarem a si próprios, num jogo mental poderoso com que justificam as suas acções, sempre que a consciência se atreva a fazer perguntas. E, pelo contrário, aqueles que lutam por aquilo em que acreditam, se calhar são os que dormem pior à noite, pelo peso da responsabilidade que imprimem a cada um dos seus actos..

P.S. Ontem fiz um reflexão semelhante, amanhã vai sair um texto que deverá suscitar a sua curiosidade....

Patti disse...

Este post dava panos para mangas....enfim, quanto a máscaras todos os dias vejo cair muitas e é cada surpresa!

Há no entanto máscaras que não têm nada de mal, simplesmete são defesas que as pessoas usam, por exemplo, para se protegerem, sem com isso prejudicarem ninguém.

LeniB disse...

Máscaras...todos as temos, todos as usamos, seja simplesmente para nos protegermos ou para enganar desprevenidos...enfim, um ror de teses poderiam ser aventadas sobre este assunto.
Para já digo-te que ando numa azáfama com as minhas máscaras (lol), porque a abertura oficial do Carnaval por estas bandas é já no próximo Sábado (vou de anjinha, vê lá tu!!!!)
bjs

PB disse...

Olá amigo! No caso do Lucho, se ele caísse não me espantava que marcasse penalty. Foi sério ele!
No caso do Lisandro, esperava de ti outra reacção, para ser sincero, até porque também não pareces ser fanático.
O Yebda não faz falta alguma. Além de lhe tocar ao de leve, se o puxasse, pelo movimento ele não caíria para a frente daquela maneira. Certo? E este lance foi aos 72 minutos de jogo e o Porto estava perdido...
Aquele abraço desportista

PB disse...

Além de que o Lisandro já vai a preparar queda...
Abraço

PB disse...

E para a próxima mete o video e não imagens paradas! ;)
Mas amigos como dantes!!!
Aquele abraço sem facciosimo

paulofski disse...

Pedro, convém esclarecer a clientela que é por um pequeno delito de opinião que tive no teu blogue, sobre as peripécias da véspera desportiva, a razão destas tuas intervenções. Aqui para nós, que ninguém nos ouve, confesso que cada um vê aquilo que quer ver, e como tal eu puxei a brasa à minha sardinha, dando mais realce ao que a questão merece. É assim, umas vezes a realidade é a nosso favor outras vezes é contra.

Amigos como dantes, no quartel de Abrantes!

Abraço com amizade.

PB disse...

Em relação ao post, brilhante como é habitual! E o verdadeiro carácter das pessoas vê-se em situações difíceis e de pressão, sem dúvida.
Abraço amigo

Anónimo disse...

Pelo que dizes pergunto-me: estarás a referir-te a uma espécie de invertebrados, daqueles que têm uma coluna maleável própria de contorcionista?
Também conheço alguns!
Akele abraço, pah!

Gi disse...

Máscaras temos muitas, umas de defesa, outras de ataque.
Carácter só temos 2: o bom e o mau ... muitas vezes são uma verdadeira surpresa quando acordam.

mr_rabbit disse...

post fantastico uma realidade dos seres "humanos"
e olha eu ali na foto;-)
vou levá-la para o álbum de familia
um abraço

paulofski disse...

Leva leva mister, é uma espécie de coelho por lebre!