segunda-feira, julho 25

reposte [10] vá'mbora pessoal?

Partilhar Quem se lembra?

Depois do stress semanal, seis dias inteirinhos a trabalhar arduamente na confecção, a saborear a poluição ruidosa e atmosférica da fábrica, a aturar o trânsito e o patrão, chega finalmente a folga! Apenas um dia, pois as férias, essas, nem vê-las! Parece que o sol está para ficar e é melhor aproveitar! Onde ir então? Prá praia? Vá’mbora pessoal...

São quase oito da manhã de Domingo, a malta aglomera-se na rua do bairro e espera o transporte para a divertida excursão. Estão todos lá com o kit básico: calção largo e folclórico, camisola cabeada e justa, chapéu contrafeito do clube desportivo, chinelos comprados nos chineses, fato de banho verde fluorescente. No farnel apenas o indispensável: marmita com arroz de tomate, bolinhos de bacalhau, panados vários, broa de Avintes, sandes e pacotes de batatas fritas, coisa pouca! Na geleira azul não faltam cervejas e refrigerantes, enquanto as garrafas de água ficam de fora porque já não cabem!

A ferrugenta Toyota Hiace, que o Sr. Silva da mercearia emprestou, chega e começa o tumulto. A mãe grita: - Vanessa, trás a cesta e o guarda-sol… O mais velho birra porque se esqueceu da psp, o puto chora porque quer ir à janela, ou quer fazer xixi, depois já não quer ir, a mais pequena de tanto teimar lá convenceu o pai a levar a bicicleta. - E o raio do cão que não para de ladrar! O pai deixa-os com as arreliações e vai comprar cigarros e pilhas para o rádio. - Vanessa, dá-me o telemóvel já! Um pandemónio…

Finalmente, depois de muita confusão e troca de galhardetes, o autocarro turístico lá se pôe em marcha, em direcção ao litoral, para a praia do costume. Pelo caminho, uma mistura de sons, choros, pimbas, cantorias, - vamos à la playa ô ô ô ô ô, anima a viagem… - F#&@-$£, esqueci-me de comprar “A Bola”!


Nove horas e chegam à praia. Um areal bege, perfeito, que logo se transforma numa superfície lunar cheia de cores e cabeças. Estendem-se toalhas estampadas com sereias, âncoras e rodas de leme, abrem-se guarda-sóis tricolores e floreados, espetam-se paus com panos publicitários para tapar o vento, montam-se tendas de campanha, douram-se os pêlos das pernas e dos braços, besuntam-se as caras e barrigas da canalha. Aí, as raquetes de ténis, bolas, bóias, baldinhos de plástico, entram em acção. - Vai dizer ao teu irmão para sair da água, jáááá! - Ó mãe, tenho fome. - Espera que ainda não acabei a Maria.

Ao meio-dia, o sol já está mais quente do que o interior da marmita. Estende-se a toalha na mesa à sombra, desdobram-se as cadeirinhas, todos sentados e quietos, começa a farra da comida. É uma festa à parte acompanhada de copos, talheres, pratos descartáveis e bolas de borracha vindas do ar… - F#&@-$£, quem foi o gajo?

Depois, até às 4 da tarde, há que fazer a digestão do repasto. Corpos suados e pesados deitam-se à sombra, adultos e mais pequenos dormem a sesta, embalam-se ao som das ondas e dos roncos do pai. Quem não dormir ou toma conta do acampamento ou vai passear o cão!

Ao fim da tarde começa outra aventura, o regresso. Corpos queimados, vermelhos, cobertos de areia, sacodem-se, mal dispostos, juntam a tralha e a garotada, arrumam as amarguras e a alegria de novo na carripana que os levará de volta ao bairro.

E assim termina um dia típico de praia de uma típica família. - Ó Pai...! Então pai, a senhora professora ensinou-me que devemos deixar as praias limpas!
- F#&@-$£...

5 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Percebes agora porque é que prefiro o campo?

ψ Psimento ψ disse...

Ahahha mas dia atribulado. Eu cá não estou com o Rafeiro para mim é praia all the way. Mas sem tantas restrições, pena o vento que por cá anda se não iria todos os dias. Acho que é um privilégio morar tão perto do mar. um abraço :)

Kok disse...

Manias do professores de ensinarem coisas novas às crianças...

1 abraço pah!

Anónimo disse...

Praia ao fds? Náaaaa!

Laura disse...

Praia sempreeeee e em boa companhia, com os putos o meu tempo já passou e era bom, os miúdos ajudavam em tudo, só tinha de ir chamá-los que a água ia levando para longe e eles nem davam conta...

beijitos e sim, é pra deixar tudo limpooooooo.

laura