domingo, março 6

"o último lugar ninguém nos tira, camaradas pá"

Partilhar

Houve tempos em que assistir ao Festival da Canção da RTP juntava toda a família em frente ao televisor. Era o desfile das canções, a tradição do canto colectivo tão em moda nos idos anos 70, época de Ouro deste Festival. A votação telefónica dos júris distritais criava ansiedade e expectativa, a festa encerrava emotiva com a ovação ao vencedor que seria o representante nacional no Eurofestival. Lá nunca fomos felizes, quase sempre a canção nacional acabava nos últimos lugares. O género festivaleiro não é o nosso definitivamente. Entretanto o Eurofestival passou a outro nível, a festival de palhaçada e Portugal já alinhou.

Ontem entro no quarto do meu filho e espantado pergunto-lhe: Mas tu estás a ver o Festival da Canção!? Estou eheh, sabias que estão lá os Homens da Luta? A sério!

Pois fiquei a saber esta manhã que sempre foram eles os vencedores do concurso. Com a canção 'A Luta é Alegria', Jel e Falâncio serão os representantes de Portugal no Festival Eurovisão da Canção que este ano se realiza em Düsseldorf, na Alemanha. “Vamos apelar à luta e à alegria”, dizem. "Merkel escuta, vais levar com os homens da luta".

E não é que o raio da música ficou no ouvido!



A cereja no topo do bolo foi quando assim que soube qual a música vencedora, ouviram-se apupos da plateia, que esvaziou rapidamente o Teatro Camões, em sinal de protesto pela escolha. Já os restantes concorrentes do festival aceitaram calmamente a vitória dos Homens da Luta.

A letra da canção, preferida por 28 por cento daqueles que votaram pelo telefone, foi escrita por Falâncio, que anunciou a presença dos Homens da Luta na manifestação da Geração à Rasca, que irá percorrer as ruas de Lisboa no próximo dia 12.

Vai ser desta?


8 comentários:

Anónimo disse...

Como música para o Festival Eurovisão da Canção, não gosto nada, pá! Que vergonha!

P.s Desculpa a intromissão

Abraço :)

Laura disse...

Olha que não sei... mas que fazem falta os Homens da luta, lá isso sim...e, espero que voltem poucas cabeças rachadas para casa nesse dia em que vão a Lisboa..os Mouros vestidos de policia vão dar em cima...acredito, mas, esperemos que seja só a presença.

Um abraço

laura

redonda disse...

:)) Não sabia que já tinha sido escolhida, nem qual era, estive a ouvir e ver o vídeo e mostrei-o à minha mãe. O último lugar é nosso!!! :))

Rafeiro Perfumado disse...

Vai, vai. Mas achei bem que ganhasse, já que o festival é uma palhaçada, ganharam uns palhaços.

Rui disse...

Deprimente, não termos melhor para mandar lá fora representar Portugal ! :((
.

Teté disse...

Se fosse a tia não tinha tantas certezas do último lugar! Há com cada uma... :)))

Mas eu fartei-me de rir, pela palhaçada, pela publicidade gratuita que ganharam para a sua causa (que tantos políticos abominam) por ainda fazerem publicidade à manif! Acho que nem eles estavam à espera de um sucesso tão retumbante, até porque os júris de Viseu e Bragança também lhes deram a pontuação máxima! :)))

Anónimo disse...

Acabas de me dar uma grande novidade, Paulo! Nem sabia que aqueles dois caramelos concorriam ao Festival. Pronto, mas se o povo é soberano e foi ele que escolheu, o país tem o que merece.

Kok disse...

Concordo com o "canito".
Para palhaçadas não há melhor do que palhaços!
Ainda que as palhaçadas destes não sejam inocentes...

Akele abraço pah!