Assim que vi este cartaz no metro pensei cá com os meus botões: "olha pá, chegas atrasado 30 anos". No tempo em que eu calcorreava Fânzeres e Rio Tinto, de casa para o colégio na camioneta da Gondomarense e do colégio para casa de autocarro e troleicarro, ou então era assim, fazia longas caminhadas, entre aventuras e coisas de rapaz, só para poupar umas moedas para gulodices. Nesse tempo é que o metro me teria dado jeito, pensei eu! Bom, é certo que agora também me dá, e que jeito, só que a viagem é na direcção oposta. A finalidade da mobilidade, de um sistema de transportes eficaz nas cidades, é a movimentação de pessoas e não de veículos. É sempre bom saber que a mobilidade urbana se está a expandir para um dos concelhos mais populosos da área metropolitana e muito deficitado em meios de transporte.
Segundo a Metro do Porto, ao longo de cerca de 60 quilómetros de extensão da rede, nestes oito anos o metro transportou 275 milhões de passageiros e percorreu cerca de 32,7 milhões de quilómetros, o que corresponde a 2.500 voltas ao diâmetro da Terra. A nova Linha Laranja (Linha F), a sexta linha do Metro do Porto é inaugurada e entra em operação comercial regular no próximo Domingo, dia 2 de Janeiro, ligando O Estádio do Dragão a Fânzeres e passando a servir o concelho de Gondomar mas, conforme se previa, não chega ainda à sede do concelho. Com o novo percurso, que representa um investimento de 135 milhões de euros, a Metro do Porto totaliza 80 estações ao longo de 67 quilómetros de linhas. As estimativas indicam que a Linha Laranja implicará mais de 12 milhões de passageiros por quilómetro, apontando benefícios sociais e ambientais na ordem dos 176 milhões de euros, ao longo de 20 anos.
Durante esta semana, entre o Natal e o Ano Novo, as viagens são gratuitas nos sete quilómetros de extensão e visam permitir à população das zonas servidas pela nova linha um primeiro contacto com o metro. As composições circulam sobre um tapete de relva, projectado pelo arquitecto Bernardo Távora, tendo sido criados 123 mil metros quadrados de zonas verdes. Estão a ser plantadas 2241 árvores e 3693 arbustos e trepadeiras ao longo da nova linha. O objectivo é sempre aumentar a qualidade de vida e a mobilidade de toda a população da zona envolvente. Hoje mesmo vou experimentar esta nova linha e voltar a calcorrear alguns dos locais da minha infância. E muito provavelmente, um destes dias voltarei lá com mais calma a passear na minha bicla.
Segundo a Metro do Porto, ao longo de cerca de 60 quilómetros de extensão da rede, nestes oito anos o metro transportou 275 milhões de passageiros e percorreu cerca de 32,7 milhões de quilómetros, o que corresponde a 2.500 voltas ao diâmetro da Terra. A nova Linha Laranja (Linha F), a sexta linha do Metro do Porto é inaugurada e entra em operação comercial regular no próximo Domingo, dia 2 de Janeiro, ligando O Estádio do Dragão a Fânzeres e passando a servir o concelho de Gondomar mas, conforme se previa, não chega ainda à sede do concelho. Com o novo percurso, que representa um investimento de 135 milhões de euros, a Metro do Porto totaliza 80 estações ao longo de 67 quilómetros de linhas. As estimativas indicam que a Linha Laranja implicará mais de 12 milhões de passageiros por quilómetro, apontando benefícios sociais e ambientais na ordem dos 176 milhões de euros, ao longo de 20 anos.
Durante esta semana, entre o Natal e o Ano Novo, as viagens são gratuitas nos sete quilómetros de extensão e visam permitir à população das zonas servidas pela nova linha um primeiro contacto com o metro. As composições circulam sobre um tapete de relva, projectado pelo arquitecto Bernardo Távora, tendo sido criados 123 mil metros quadrados de zonas verdes. Estão a ser plantadas 2241 árvores e 3693 arbustos e trepadeiras ao longo da nova linha. O objectivo é sempre aumentar a qualidade de vida e a mobilidade de toda a população da zona envolvente. Hoje mesmo vou experimentar esta nova linha e voltar a calcorrear alguns dos locais da minha infância. E muito provavelmente, um destes dias voltarei lá com mais calma a passear na minha bicla.
9 comentários:
Ai, ai e aiiiiiiii já estive aqui, a maquineta não tugia nem mugia, escrevi escrevi e ..foi tudo ao ar. O meu pc anda tolo, deve ter falta de passear de metro...
Só andei no metro em Lisboa desde Picoas até Odivelas e vice versa, é bom para quem trabalha. E o que mais gosto é de ver os caminhos à superfície cheios de jardins e flores, casas bem cuidadas com as traseiras limpas que quando vou aí de comboio, é cada uma cheia de lixo os quintais feios, mete dó...
Gosteid e ver a tua Etielbina, tadinha, mas a Gorka já é outra louça, são os tempos...
Muitos beijinhos e apertadinho abraço para o novo 2011.
Laura
A estrear o teu metro...só andei em Lisboa e muitas vezes quando lá ia ter com uma amiga que mora em Odivelas.
É bom pois poua carros, estradas e gasolinas e o bolso do pessoal, mas que faz bem a quem trabalha e não precisa de pagar o estacionamento .
Adoro andar de cicla mas já não tenho, e aqui nos passeios é preciso muita ginástica pra na atropela ro freguês...vai tudo à frente.
beijinho da laura que deseja Bom Ano e belos dias ao longo dele.
Queres acreditar que mal conheço o metro de Lisboa? Quando era miúda andava com frequência, mas depois sempre que lá entrava começava a sentir falta de ar (sou um bocado claustrofóbica), durante anos não voltei a andar. Este ano, andei 3 vezes, mas facto é que já não se parece às sardinhas em lata de outrora... :)))
Enfim, ando a pensar fazer uma "excursão" de metro para conhecer as muitas novas estações. Deixei de andar quando ele terminava em Alvalade... :D
Obviamente, também nunca entrei no do Porto!
Engraçado o início deste post, porque morei em Gondomar dos 6 aos 12 e andei nos tróleis e nas camionetas da Gondomarense, por isso pode ser que nos tenhamos cruzado nessa altura :)
Quando estudei em Lisboa gostei de andar de Metro (rápido e interessante quando ia para sítios que não conhecia). Desde que chegou ao Porto tenho andado muito pouco, mas gosto do de superfície.
E se entretanto não voltar a passar por aqui, vou já desejar um óptimo 2011.
um beijinho
Gábi
Beijinho Laurinha. Olha, quando cá voltares ao Porto, saindo em Campanhã ou em S.Bento, tens uma linha de metro à disposição para te levar a passear a qualquer lado e ver coisas bonitas. E se chegares de avião ele também te vai buscar ao Aeroporto. O nosso metro é uma simpatia, fora alguns utentes que não sabem o que é isso!
Até pró ano se não for antes. Feliz 2011
Teté, eu já circulei no metro de Lisboa, em várias linhas entre a estação do Oriente e Sete-Rios /Jardim Zoológico. Gostei do serviço, mobilidade e preços, mas desgostei de algumas estações a necessitarem de um lifting, ahhh... e alguma pedinchisse dentro das carruagens! O metro do Porto tem algumas linhas subterrâneas mas a maior parte é à superfície, a mais bela com uma vista deslumbrante para o rio quando passa na ponte D. Luiz I.
Até pode ser que sim Gábi, no trolley 12, de um ou de dois pisos e de muito boas memórias. O Metro do Porto veio revolucionar o serviço de transportes no Grande Porto e, quando antes da minha casa em Fânzeres até ao centro da cidade levaria por vezes mais de uma hora, agora é bem mais rápido demorando meia hora. O metro à superfície tem a desvantagem de ser mais lento mas tem a contrapartida de deixar entrar o sol e das bistas para lá das janelas.
Até pró ano se não for antes. Feliz 2011
A mobilidade é importante, e ainda mais nas grandes cidades… todas as melhorias são importantes!
Estás muito bem informado, até parece que trabalhas na Metro do Porto :-)
Beijoca e Boas entradas
Não me vou esquecer das indicações.
Vão ser uma boa ajuda quando passar pelo Porto.
1 Abraço!!!
§-do metro de Coimbra nem sombras...
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