sexta-feira, junho 18

a maré está negra

Partilhar



O crime que está a suceder no Golfo do México com o acidente de uma plataforma petrolífera, no dia 20/04/2010 na costa do estado da Luisiana (EUA), e o incontrolável derramamento de petróleo no oceano, é catastrófico. A exemplo de outros desastres envolvendo multinacionais petrolíferas, neste estão envolvidas a BP (de Bela Porcaria) e a Halliburton, um único objectivo foi traçado: o do aceleramento da exploração de petróleo em prole da maximização de lucros, acrescido de mais ganância, ao menor custo. O derrame de petróleo está a provocar um dos maiores desastres ambientais no planeta e infelizmente parece não ter fim à vista. As consequências são dramáticas, sobretudo para a Natureza, mas a saúde e a sustentabilidade económica das populações residentes nas zonas afectadas estão seriamente em risco. Este desastre “que não devia ter acontecido”, desprezíveis são agora as palavras de Tony Hayward, o director executivo dessa… Bela Porcaria, dizia eu, este desastre vem desmascarar a constante febre do petróleo e o relacionamento espúrio que existe entre as grandes empresas e o poder político. Tentar esconder a realidade, atirando o lixo para debaixo do tapete, já sabemos que é atitude habitual nestes senhores, mas agora o cheiro pestilento é tão flagrante que vem à superfície toda a corrupção que existe nestes negócios. Mas não são apenas estes "crânios" que têm culpa no cartório. Pelo que parece, funcionários da autorizada comissão norte-americana de supervisão da exploração petrolífera têm por hábito "comer" todos juntos à mesma mesa e depois do café presentear os senhores da porcaria com relatórios favoráveis às suas práticas cínicas.



Esta é apenas uma teatralização da incompetência dos homens e uma simples amostra como o capitalismo desenfreado na ânsia de apresentar lucros, astronómicos, perante os investidores não olha a meios para alcançar os fins. E o vídeo até seria cómico se a realidade não fosse tão trágica!


3 comentários:

Si disse...

Como sempre, um texto e um vídeo que são uma pedrada no charco sobre uma tragédia cujas consequências reais nunca viremos a conhecer no nosso tempo médio de vida.
E, paradoxalmente, é precisamente com isso que os responsáveis por ela contam....

Altamirando Macedo disse...

Deixasse ser um país latino a cometer tragédia igual para ser riscado do mapa pelos EUA. São dois pesos e duas medidas.

Teté disse...

Infelizmente, para ter graça era preciso que a realidade não fosse tão idêntica à dramatização... :(