quarta-feira, novembro 18

obrigado rapazes

Partilhar


foto: Jornal de Notícias

Agora que fiquei bem mais aliviado com o golo de Raul Meireles, coloco o computador ao colo e vou entretendo-me a escrever o poste para publicar amanhã (hoje) enquanto vou espreitando a têvê. Finalmente! Agora já não escapa. Portugal vai com toda a certeza garantir esta noite a sua presença na fase final do Mundial, agendada para Joanesburgo a 11 de Julho de 2010.

Começou por ser um jogo do tudo ou nada, uma autêntica final, onde não só se garante o apuramento, mas também está em causa o prestígio do futebol português pelo percurso até aqui efectuado, e porque a selecção da Bósnia era tida como uma equipa das mais fracas desta última fase. No jogo da Luz, os matulões dos bósnios demonstraram que não são nada toscos e só não foram capazes de marcar golos porque estavam com uma pontaria
danada aos ferros. Muito provavelmente a baliza portuguesa estaria benzida, mas isso agora são outras rezas. Bom, apesar de todos os avisos que pudessem ter sido feitos sobre a equipa adversária, não jogamos nada bem e acabamos até por ter bastante sorte, aquela sorte que não tivemos em outros jogos.

Todo o dramatismo em torno do jogo em Zenica, ambiente de guerrilha (uiiii, já chovem óvnis na cabeça do bandeirinha!) e fanatismo exacerbado não conseguiram intimidar os nossos heróis lusos. Num campo mais apropriado ao cultivo de batatas, maltratado e acanhado, supostamente um infernozinho, Portugal apresentou-se personalizado, batalhador e sofredor perante a atiçada sobranceria bósnia (uiii… quase que era o segundo). Não me apetece agora analisar as opções técnico-tácticas de Carlos Queirós nem as incidências do jogo, limito-me a realçar a presença imbatível do Eduardo, a barreira intransponível do Bruno e do Ricardo, o grande esforço do Paulo e do Duda, a importância estratégica do Raul e do Pepe, toda a sabedoria e experiência do Deco, do Tiago e do Simão, as fintas endiabradas do Nani e do Liedson (olha… olha… quase que era outro!) e o sofrimento de todos os que não puderam jogar mas que roeram as unhas até aos sabugos. Aí está, acabouuuu…! Ufffa, desta vez não acabamos com o coração nas mãos até ao último minuto, nem obtivemos uma das famosas vitórias de “meio a zero” do sargentão. Foi uma vitória mais que merecida e que finalmente nos carimba o passaporte para a África do Sul.

Obrigado rapazes, parabéns Portugal!

24 comentários:

Anónimo disse...

Neste momnto, muita gente andará por aí de orelha murcha ( cá para mim, Scolari incluído...) porque preferia que não fosssemos à África do Sul, para poderem "malhar" no Queiroz.
Embora não seja o meu treinador peferido, fico feliz também por ele. Mais do que pelos jogadores, que em alguns jogos pareciam umas meninase puseram o nosso apuramento em risco.

Kok disse...

Quantas unhas se teriam poupado se não tivéssemos perdido "em casa" com a Dinamarca.
Caramba!! Porque haveremos de ter sempre uma carrada de "ses" no que se refere ao futebol? (e não só).
Bolas!!!

Abraço!

Rafeiro Perfumado disse...

Soube o resultado pelo piloto do avião que me trouxe de Madrid (com uma hora e meia de atraso, os $%#&#&%"#$$). Mas esta selecção continua a não me empolgar, apesar, claro, de ficar contente pela nossa presença no Mundial. Espero que quando começarem a jogar em África me façam mudar de opinião.

Abraço!

Sandra. disse...

:))

ó menos foi um finalzinhu "deberas intressante" num foi?? pa tares a teclar a ber o jogo lololllllll

num bi mas tumem num mintressou mui, óbi foi os gritos dos gajos: GOLOOOOOOOOOOOOO!!

xinhinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu bizinhu

Teté disse...

Eheheh, bem me parecia que a malta hoje só ia falar de bola, o dia inteiro... :)

A TV estava a funcionar, mas só vi o golo. Ouvi a história do árbitro ser agredido. E antes do fim o locutor já a falar que estávamos apurados, a fazer a festa antes de tempo, que é coisa que me irrita!

Mas pronto, é sinal que no ano que vem muito coração vai pulsar frente à televisão, descascar em jogadores, árbitros ou no treinador, nada de novo à face da terra... :D

Parabéns à rapaziada e ao treinador, evidentemente!

Myllana disse...

Fixe...
Os dois ( do meu interesse) estão dentro : Brasil e Portugal.

Fixe!
Boa semana :)

Si disse...

Ai Jesus, não se ponham já com previsões de presenças na final, que isso azara, bolas!
Nunca me esqueço, num mundial qualquer dos anos 80, altura em que os gravadores de vídeo estavam a sair para o mercado, que não houve cão nem gato que não comprasse um, para mais tarde recordar a grande vitória de Portugal...
Se a memória não me atraiçoa, Portugal foi eliminado logo nos primeiros 2 ou 3 jogos...
A ver vamos, como diz o cego, a ver vamos!!!

Ana disse...

Falta agradecer à vaca do queiroz!! Comeu metade do relvado e ficou tão bem alimentada que ganhámos o jogo! Viva a vaca gorda!

mjf disse...

oLÁ!
Estamos apurados...é o que interessa:=)))

Beijocas

paulofski disse...

Concordo contigo Carlos, eles que tenham lá paciência. Se é este o treinador que temos e que respeita todos os clubes e jogadores, isso já me basta.

Abraço.

paulofski disse...

Esse jogo com a Dinamarca tiveram cá um galo, ó Kok, até porque foi o que jogaram melhor. Acho que desperdiçamos muito mais noutros jogos mais acessíves, enfim.

Abraço pah!

paulofski disse...

Certamente que irão fazer Rafeiro, vamos "colonizar" África outra vez!

Abraço!

paulofski disse...

Morcões estes jogadores que deveriam marcar mais para o jogo ter mais interesse Sandra, mas já me bastava e, mais a mais, tinha de salvar as minhas unhas!

Xinhus pa ti tumbém!

paulofski disse...

Pois Teté, sempre é melhor do que falarmos das crises, das gripes e de outras coisas ocultas. Que venham daí mais facetas alegres destas porque o que falta mesmo é animar a malta.

paulofski disse...

Será que se vão encontrar de novo no mundial, será Myllana! Depois veremos.

Boa semana.

paulofski disse...

Afinal, por enquanto, ainda só estamos na fase final Si e o Jesus treina outra equipa :)
Lembro-me bem esse mundial no México em 86 onde fomos capazes de ganhar à Inglaterra e depois perder por 3-1 com Marrocos! Fomos num pulo e viemos num "saltillo".

A ver vamos!!!

paulofski disse...

Desta vez a vaca não foi Vani. Não coube no avião e ficou a pastar no estádio da Luz :)

Viva!

paulofski disse...

Olá mjf. Apurados, aprumados e aprovados. Africa here we goooo...

Beijocas

Gi disse...

Só mesmo vendo para crer. :)

E esta caixa de comentários dá quase para fazer 2 equipas de futebol.

paulofski disse...

E eu sou o guarda-redes Gi, defendo todos os remates.

:)

Patti disse...

Já sabes que este tema me passa ao lado. Penso que temos muito mais em que pensar, onde investir e ajudar.
Mas pronto, parabéns.

paulofski disse...

Sei Patti, mas de vez em quando até que sabe bem exacerbar um pouco este nosso patriotismo. Tenho este hábito de ir ao futebol, gosto pronto!

Tó disse...

BIBA PORTUGAL!!!!

PB disse...

Foi sofrido, mas foi!!! ;) Estamos lá e agora é fazer o melhor possível, sem grandes ambições!