sexta-feira, outubro 30

filosofias destas, eu gosto!

Partilhar

Uma professora dá início à sua aula de filosofia e, sem dizer uma palavra, coloca na mesa num frasco de vidro vazio. Depois pega numa caixa de sapatos, por sinal bem pesada, e de dentro retira alguns seixos grandes que coloca dentro do frasco. A seguir, pergunta aos alunos se o frasco estaria cheio, ao que eles respondem afirmativamente. Então, a professora retira da caixa mais seixos, mas, desta vez, bem mais pequenos e que preenchem espaços vazios entre os seixos maiores. A professora volta a perguntar-lhes se o frasco estaria cheio e, de novo, eles respondem que sim. Então, a professora pega numa caixinha com areia e esvazia-a para dentro do frasco. Agita-o bem para que a areia encha todos os espaços vazios e, uma vez mais, renova-lhes a questão. Nesta ocasião os estudantes estão mais agitados respondem com maior convicção, que sim, agora é que está cheio! No entanto, e para espanto deles, a professora retira da sua carteira uma garrafa de água e despeja-a com cuidado no frasco. É claro que a água imediatamente preenche todos os espaços vazios até transbordar. Nesta altura, os alunos riem-se da situação mas o silêncio volta rápido à sala quando reparam na expressão séria da professora. - Meninos, prestem bem atenção! Este frasco representa a vida. Nele, os seixos maiores são as coisas mais importantes, como a família, a saúde, os amigos. Mesmo sem o resto das coisas a nossa vida continuaria cheia. As pedras mais pequenas representam outras coisas também importantes, como o trabalho, a casa, o lazer. A areia é tudo o resto que a vida contém, as pequenas coisas da vida. Digam-me, se primeiro deitasse-mos a areia no frasco haveria espaço para as pedras? Não, pois não? O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. E o importante é estabelecer prioridades. No meio da sala, um dos alunos levanta a mão e pergunta-lhe então o que representa a água. A professora sorri com satisfação e diz-lhe. Pois aqui a água representa a felicidade, e a felicidade é o que junta todas estas coisas. Faz delas as coisas boas da vida.

Tal e qual como eu faria se a esperiência fosse numa taça de gelado!

Bom fim-de-semana.

16 comentários:

Si disse...

Já conhecia o conteúdo desta filosofia, mas, de facto, ficaria muito mais saborosa com este remate.
Aceito.
Para mim é chocolate, stracciatella e baunilha, com topping de chocolate derretido, fáxavori, mas já que insiste, a bolacha e os bocadinhos de amendoim também marcham...

CPrice disse...

.. e normalmente as coisas pequenas são as mais simples e as mais saborosas ;) mas isso iria inverter toda a experiência (risos)

Bom fim-de-semana Caro Paulo .. para mim menta e chocolate s.f.f. ;)

(Once)

paulofski disse...

Pois eu não a conhecia Si, e quando há dias numa das forma(ta)ções patrocinadas pela instituição, sobre organização e gestão de trabalho, a competente formadora fez uma demonstração deste género. Logo ali fiquei a imaginar-me na presença de uma transbordante taça de gelado!

Si...rva-se, ó faxabôre.

Sunshine disse...

:)

Um optimo fds para ti e familia ... para mim stracciatella tb .... faxabôre ...

Beijuuuss

Qd quiserem passear por aqueles jardins é só dizer .. um fds ribatejano para variar :)

paulofski disse...

Claro que são CPrice. Embora seja bastante guloso, gosto de deixar o melhor para fim. Manias!

Bom fim-de-semana.

paulofski disse...

E sai um mega gelado de stracciatella para mesa ribatejana:)

Obrigado Sunshine.

Beijinhos e bom fim-de-semana

Gi disse...

Já conhecia e para mim é um cone de choclate belga do Haagen Dazs, sff.
Bom fim-de-semana, moçoilo sem chuços, sim? :D

paulofski disse...

Haagen Dazs, Gi! Só no Salta a Tampa da Olá e cones não tenho, só taças de vidro. Pronto, para não ficar ougadita será servido com um canudinho de bolacha e uma sombrinha no topo para não derreter ao sol! Pode ser?

:)

Bom fim-de-semana

Paulo Tomás Neves disse...

Gostava de ter uma "tirada" inteligente ou divertida para comentar esta mensagem mas... não tenho. Certo é que já conhecendo a filosofia em causa a sigo e a aconselho. Já quanto aos gelados, Haagen Dazs rules!
Pensando melhor, podiamos fazer uma experiência destas com um copitos de cerveja :-P
Bom fim-de-semana

Teté disse...

Já conhecia a filosofia, mas já que estás de serviço à gelataria, quero uma taça de praliné and cream, da Haagen Dazs, pois está claro! :)

Bom fim de semana, como muito geladinhos desses! :D

mjf disse...

Olá!
Eu quero um cone Belga com : Chocolate , manga e mais chocolate ...com cobertura de chocolate e amendoa, tudo da Haagen Dazs, claro:=))))

Beijocas
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Conhecia a "estória"- que deveríamos lembrar mais vezes- mas não o epílogo do gelado que lhe confere um tom picaresco.
Bom fds

Anónimo disse...

Volto só para dizer que te deixei um presente lá no Rochedo no dia 27!
Bom fds

Tó disse...

Gulosos!!!!

Podemos pôr primeiro as Bolas de Gelado, depois os Top's e só depois o Chantily (ou lá como é que se escreve)....deixamos derreter e assim podemos saborear todas as coisas da vida sem prioridades...

Abraço Mano

liamaral disse...

É sem duvida, uma (deliciosa) verdade, esta filosofia!
Bom fim de semana para vós!
:) Beijinho

PB disse...

Concordo com esta filosofia. E venha o geladinho em dia de doçarias! ;)
Abraço