sexta-feira, outubro 23

aqui,

Partilhar

...neste mundo virtual, já me aconteceram coisas do género: Perceber à distância, no momento, o que o outro sente; Adivinhar um assunto semelhante e partilhar o mesmo problema; Rir e desabafar, discordar e sugerir; Sofrer e apoiar, concordar e oferecer; Ficar preocupado, trocar uma palavra, aceitar o outro tal como ele é; Estar mais próximo à distância do que outros que estão ao nosso lado.

Aqui, nesta rede social, o blogue é primordialmente o nosso meio de comunicação. Cada novo “post” é como encontrar um amigo e com ele colocar a conversa em dia. Quando se fica algum tempo sem postar é como se esse amigo partisse e fosse viajar. E quando um vizinho deste blogobairro reaparece ao fim de algum tempo, é como se reencontrasse um amigo de longa data e do qual já temos algumas saudades. Ao usar estas comparações com a amizade pretendo apenas entender este novo tipo de relacionamento. Não sou ingénuo ao ponto de pensar que esta troca de comentários e parcerias em páginas na internet é suficiente para cultivar duradouras amizades (algumas até já o são!). O que não dá é para ignorar que existe entre todos, os blogovizinhos, uma relação mútua de admiração e proximidade (tirando um ou outro que vem cá anonimamente distribuir umas chinesices). E vocês, o que me dizem a isto?

Não, esta não é uma pergunta de algibeira!

Bom fim-de-semana à vizinhança.

10 comentários:

mjf disse...

Olá!
Concordo inteiramente...
Eu, amigos faço dificilmente....mas sou boa a conservar os que tenho...
No blogobairro, sou um pouco rservada, em relações a sentimentos, porque tomei a decisão ( por enquanto) de não quere conhecer ninguem, assim talvez, aqui, não me desiluda:=))))


Beijocas

PB disse...

Digo-te que subscrevo por baixo aquilo que dizes. Quando entrei neste mundo, não fazia ideia da proximididade e dos elos que se criavam.
E mesmo sem conhecer as pessoas, acabamos por sentir carinho e amizade por elas. Muitas vezes em várias situações do nosso dia-a-dia até nos lembramos de bloguistas amigos. Por exemplo,em relação a ti, e como não tenho muitos amigos portistas, quando vejo jogos do FCP é normal pensar "olha lá está o paulofski a sofrer"!
Um abraço

Gi disse...

Eu não tenho o meu blogue à chuva, pá!
Que é isto da net estar molhada? :)

O nosso amigo de algiberia está num sítio estranho à brava. Nem percebi onde! :)

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Eu faço minhas as tuas palavras e sinto o mesmo. Saliento e reforço, logo a primeira parte: "Perceber à distância, no momento, o que o outro sente; Adivinhar um assunto semelhante e partilhar o mesmo problema".Excelente post...afinal somos mesmo um blogobairro! E isso, parece-me bem, muito bem, porque nos faz sentir humanos e todos da mesma "massa". Bom fim de semana!

Teté disse...

Bom, francamente acho que a Internet veio alterar um pouco a forma de as pessoas (hoje em dia cada vez mais isoladas e espartilhadas entre casa-trabalho) se conhecerem e também de contactarem com realidades diferentes! E estas novas formas de comunicação já geraram grandes amizades, namoros e até casamentos! Possivelmente, também muitas desilusões!

No caso específico do blogobairro, é bem verdade que acabamos por manter uma relação de proximidade com pessoas que desconhecemos, que pode ou não tornar-se amizade! Facto é que a tristeza ou preocupação de alguns daqueles com quem lidamos nos influencia negativamente, enquanto as suas alegrias e vitórias, ou o seu regresso, nos enchem de contentamento. Suponho que isso significa qualquer coisa... :)

Mas claro, também é verdade que vamos fazendo uma selecção, ao longo do tempo. Ainda mal tinha iniciado o meu blog, recebi de uma das poucas comentadoras uma espécie de "nota de suicídio", que me encheu de pavor! A fulana, mandou o texto em spam para todos os bloguistas que visitava, numa chantagem aberrante! Lógico que não se suicidou, ela ainda "anda" por aí, mas nunca a linkei, nem nunca mais a comentei. Comparativamente, esses anónimos chinocas até são pêra doce... ;)

Tem um óptimo fim-de-semana!

Si disse...

E por falar em proximidades e tal e coisa e coisa e tal, como é que estamos de prestações do condomínio, huuuuum?? E de prémio de seguro contra inundações provocadas pelas poças de água e outras tretas encharcadas que trouxe para dentro desta fracção, hããã??
(deixa cá ver o livrito de contra-ordenações e uma lambedela no craião.... pau-lo-f-ski-no-ga-bi-ne-te-có-ren-ta-e-cin-co-a-é-re-os)

E vai com muita sorte de não chamar a o SEF, pra ver se este chinoca tá legal!!!

Paulo Tomás Neves disse...

Amigo homónimo :-) um abraço daqueles que se sentem sempre próximos mesmo à distância.

Rafeiro Perfumado disse...

Quando me lembro do início do blogue, em que pretendia não sair minimamente do virtual, e agora, que até vou ao Porto apenas para jantar com amigos destas lides, acho que está tudo dito, não achas?

Um grande abraço, Paulofski!

Sandra. disse...

:))

e éu?? q num pude ir ao jantar nakele dia! fikei e estou a aguardar por um próximo e népias, bai no batalha!

Eu sei ca culpa é do rafeiroso, eu sei ;)) ele tem sempre culpa de tudo.

Assino em baixo bizinho :))

xinhinhuuuuuus pa tu da lua

Anónimo disse...

Assino por baixo. Para o bem e para o mal.