sábado, maio 2

ser mãe trabalhadora

Partilhar


Ontem foi dia do trabalhador e amanhã celebra-se o dia da mãe. Ao longo da vida, pela afinidade e reconhecimento, tive a possibilidade de constatar o que os meus pais sentiam no seu quotidiano, as alegrias, as preocupações, satisfações e dissabores, sentimentos consequentes dos múltiplos papéis que assumiram, tanto no trabalho como em casa. Na minha actividade profissional convivo diariamente com profissionais de enfermagem e sinto bastante a sua realidade.

Ser mãe é ser especial para qualquer mulher. É amor e entrega plena aos seus filhos. Quando os diversos papéis surgem múltiplos, simultâneos, num mar de dúvidas e solicitações, é exigente para as mães  que exercem uma actividade profissional exigente. Ser mulher, mãe e trabalhadora, comporta muitas responsabilidades, dificuldades e conquistas que devem ser reconhecidas por todos.

O meu exemplo é a minha mãe, a melhor mãe do mundo. A enfermagem foi a sua vocação, associada à inexcedível dedicação para com as pessoas, com competências que iam muito além do cuidar. Ser enfermeira apresentava-se como um desejo, uma realização pessoal, enquanto mulher, enquanto trabalhadora, assumindo a profissão, escolhendo o próprio caminho, escrevendo a sua própria realidade. Ao longo da sua vida profissional, superou diversos desafios, viveu sentimentos de alegria e felicidade, mas também de frustração e impotência perante as dificuldades e inevitabilidades. 


Em pouco mais de um ano foi mãe de dois marmanjos, numa época em que era exigido à trabalhadora conciliar as exigências da profissão com a maternidade. Ser mulher e mãe não a relegou somente ao dever familiar e doméstico. O trabalho reforçou a importância que lhe cabia como mulher, a transmissão de conceitos e ideologias na participação activa da educação dos filhos, na valorização dos sonhos assumidos, na ponderação, na educação, no equilíbrio e exemplo no seio familiar.

7 comentários:

Tó (Mano) disse...

Como dizia a Mãe, quando nos dava uma injecção..."Fiho de enfermeira não Chora"...

Adoro-te Mãe.

PB disse...

Bela homenagem à tua mãe.
Abraço

Gata Verde disse...

Adorei esta homenagem!
Um grande beijo a todas as boas mães!

beijocas

Ka disse...

lá, ó faxabôre...


Muito bonita esta tua homenagem :)

Beijinho e uma excelente semana!!!

Gi disse...

E tu és um menino tão sensível que, só se pode dizer que esta mãe desempenhou, na perfeição, o seu papel.

Almeida (pai) disse...

Linda homenagem a quem sempre dedicou oseu empenho em prol dos filhos e dos doentes.
Gostei muito.
Um abraço.

paulofski disse...

Pois dizia Tó e tu ali ao colo da mãe ainda te estavas sorrir, antes da vacinação!