quinta-feira, abril 23

uma hipótese

Partilhar

Fez ontem um ano que aqui publiquei um texto sobre a importância do Dia da Terra e como poderíamos aproveitar essa deixa para escrevermos ou pelo menos pensarmos um bocadinho sobre ela. Todos os dias são boas ocasiões para reflectirmos sobre a saúde do nosso planeta e como deveríamos estar consideravelmente mais preocupados porque ele está doente, muito doente. Este ser vivo tem-nos provido de tudo o que é necessário para o nosso estilo de vida, e mesmo assim, não satisfeitos, alguns alimentam o sonho de encontrar outros planetas para explorar! Como até hoje nenhum foi encontrado, deveríamos isso sim preservar o que temos e que nele nos permite viver. Precisamos de reaprender a viver como seres humanos e racionais.

Ontem li o Carlos no Rochedo que lançava o desafio de pensarmos se o que estamos a fazer em defesa do futuro dos nossos filhos é o mais correcto? Infelizmente muitos são os que não querem saber do mal que se está a fazer ao planeta, nem que a herança deixada às gerações seguintes não tem rumo nem futuro
. Continuarão a haver pessoas que vivem para a ganância, sem pensarem em mais nada do que tirar tudo para proveito próprio, sem o menor pudor. Mais hipócritas, líderes de países com riquezas naturais incalculáveis, irão continuar a governar sem olharem para o seu povo, que continuará a sofrer com a fome, a sede, e a viver em condições sub-humanas. Pelo menos ainda restam algumas pessoas, que procuram reverter a situação e com a sua voz e acções consciencializam outros, no sentido de se alterarem políticas e comportamentos.

Ao desafio proposto eu respondo que é na educação que poderemos ter a ferramenta necessária para poder alterar este rumo. Não basta que se fale somente da necessidade de se deixar um planeta melhor para os nossos filhos. A minha consciência responsabiliza-me em deixar um filho melhor para o nosso planeta.



10 comentários:

Teté disse...

Excelente chamada de atenção!

E concordo absolutamente com o último parágrafo!

O vídeo também é fantástico!

Beijocas!

Si disse...

Não acrescento nem uma vírgula!
Da educação dos nosso filhos, dependemos todos, a todos os níveis.

Gi disse...

É nisso que penso desde que nasceram. E dá trabalho, tanto trabalho, semear e podar estas sementes aue são os nossos filhos para que cresçam viçosos e bem estruturados para poderem, por sua vez, lançar sementes frutíferas.

Ka disse...

lá, ó faxabôre...


Sem dúvida!! Ainda hoje escrevi isso noutro blog. E é engraçado que sendo o Luíws ainda muito pequeno, porque foi habituado, já sabe o qe vai para a reciclagem e qual. Para ele é normalíssimo reciclar o que me leva a confirmar que é na educação que está a chave!

Beijinho

Patti disse...

Primeiro que tudo o filme e a música são magníficos, como já é costume neste gabinete.

Qt ao texto e à tua opinião sobre o tema, faço minhas as tuas palavras.
Eu tento também fazer o melhor que posso em prol da Terra e educo os meus no mesmo sentido.
Mas tal como disse no Rochedo, os Grandes podiam fazer muito, mas muito mais.

Almeida disse...

Enquanto tivermos pessoas a colocar o saco do lixo à porta das outras pessoas não vamos lá.Temos todos nós de fazer um pequeno esforço e colocar o mesmo no contentor respectivo.Não é pedir de mais.
Gostei imenso do texto e respectivo video.

Um abraço

Inês Brito disse...

É preciso tomar consciência do que podemos fazer em função desta causa que, apesar de paracer pouco, faz toda a diferença.

Bj,
(i)

Anónimo disse...

Concordo plenamente que a educação é fundamental para reverter esta situação, mas se o´poder político não servir de locomotiva a profundas alterações comportamentais, nada feito!
Obama deu um sinal de que os EUA vão arrepira caminho. A concretizar-se será uma boa notícia . A ver vamos

Kok disse...

Não podia estar mais de acordo com tudo o que dizes!
Abraço pah!

CPrice disse...

um filho melhor do que aquele que somos :)
Gosto da expressão desta ideia Paulo e de tudo o que implica.

Bom fim-de-semana