terça-feira, abril 28

a gripe infectou a internet

Partilhar

Já todos sabemos o que é a gripe. Nestes ultimos dias temos sido largamente informados que existe um novo surto viral, a gripe suína, que teve origem na estirpe animal do vírus H1N1 e contém DNA típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. “Trata-se claramente de um vírus animal que se transmitiu ao Homem, e isso tem um potencial pandémico porque está a infectar pessoas muito rapidamente” alertou assim a Organização Mundial de Saúde (OMS) para o perigo que o vírus da gripe suína pode provocar à saúde mundial. Pergunto: será alarmante que a OMS use a palavra “pandemia”? Uma pandemia é quando uma doença infecciosa atinge proporções enormes, podendo-se espalhar por um ou mais continentes, causando inúmeras mortes. Este surto já provocou a morte de dezenas de pessoas no México, e o número cresce a cada dia, para além de se estar a espalhar a outros países. Esta anunciada pandemia pode ser a primeira grande doença que ameace o mundo a uma escala global, na era da banda larga, uma vez que clandestinamente deu o salto para o grande difusor de notícias, os Estados Unidos.

O anterior surto de gripe à escala mundial, a gripe aviária, ocorreu na Ásia e talvez fosse mais preocupante uma vez que o vírus H5N1 se fez de hospedeiro num corpo de penas com asas que viaja livremente e sem controle nas fronteiras aeroportuárias! Podemos estar mais uma vez perante uma histeria passageira, mas, pelo sim e pelo não, recomenda-se que se acrescentem mais algumas precauções às que habitualmente se tem com qualquer tipo de gripe. È obvio e compreensível que ninguém queira viajar para adoecer e é natural que se desmarquem viagens para as zonas de risco, mas umas simples precauções diárias previnem possíveis contágios:

Principalmente se estiver em ambientes fechados, quando tiver que tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz para reduzir a propagação de germes e não se esqueça de lavar as mãos depois; Sempre que puder proteja-se da tosse e espirros de outras pessoas; Quando for lavar as mãos, lave-as com sabão e água corrente quente ou utilize toalhetes de limpeza higiénica; Vigie a sua saúde e se verificar alguns sintomas procure os serviços médicos; Se vai viajar informe-se convenientemente; Se ainda não se vacinou, fale com o seu médico assistente.

Contra a paranóia, o melhor remédio é a informação (vejam o vídeo até ao fim).




E como não podia deixar de ser, nem falta a habitual teoria da conspiração à boa moda americana:

"Neste momento, a OMS não tem evidências de que o vírus surgiu de um ataque bioterrorista destinado a matar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Porém, disse a organização, continuam-se a estudar todas as possibilidades. A declaração do especialista foi uma resposta a uma pergunta relacionada à recente viagem que Obama fez ao México. Na visita, o presidente americano reuniu-se com um arqueólogo de renome que dois dias depois morreu com sintomas similares aos da gripe."


8 comentários:

Ka disse...

lá, ó faxabôre...


ahh ahhhh ahhhhhh
ATCHIMMMMMMM!

:D

desculpe o espirro tá???

Beijinho

Patti disse...

A gripe das aves também acabou por ser controlada e quero acreditar que com esta aconteça o mesmo.
No entanto, mais vale prevenir.

paulofski disse...

Nunca fiando. Val mais prevenir do que remediar.

Um abraço

Gi disse...

Já existia a peste suína africana, não é? Agora existe a gripe suína americana, pronto! Oinc!Oinchimmmm!

paulofski disse...

Ó Pai, ficas a saber que estive a usar o teu computador e por isso estás a comentar com o meu "niconome", eheheh.

Tratarei disso depois. Abraço

PB disse...

Há que tomar cuidados, mas isso há que tomar sempre. Prefiro não pensar muito nisso, já há gente que conheço que anda doida...
Abraço

mariam [Maria Martins] disse...

Paulo

'Chiça' mais uma preocupante doença...que poderá virar epidemia/pandemia... mas, friamente pensando, afinal sempre as houve ao longo dos tempos... segundo os 'entendidos' o planeta Terra sempre precisou delas... não havia era internet nem TV rsrsrs
bem... vamos 'bater na madeira' para que não chegue aqui, a esta pontinha de mundo :)

um abraço e um sorriso :)
mariam

Tó (Mano) disse...

Agora só fica a faltar a Gripe dos Peixes...numa era parca em Noticias, estas "Pandemias" espalham-se mais depressa.

Abraço Mano