quarta-feira, abril 8

chef superstar

Partilhar

Quem me conhece sabe que me safo na cozinha, fruto de alguma curiosidade e da arte culinária da minha querida mamã, uma chefa da cozinha por excelência. E não só me consigo desenrascar com os tachos, para consumo interno, como também gosto de assistir a um bom programa televisivo de receitas, especialmente se for do Jamie Oliver. Este jovem chef britânico, um dos maiores fenómenos da culinária internacional, conquistou telespectadores em todo o mundo, pela sua simpatia, pratos simples de fazer, preocupação e dedicação com os hábitos alimentares das pessoas, o seu empenho na melhoria das cantinas das escolas inglesas, a luta em que se empenhou contra a industria alimentar do “fast food”, o alerta para os efeitos da má alimentação na saúde das pessoas, para além de vários programas televisivos, livros editados, DVD’s, uma fundação de restaurantes escola para jovens carentes (o projecto Fifteen) e uma cadeia de restaurantes. Com ele, se o azeite for virgem, a pasta for fresca, a carne for de animais de pasto, o peixe vier “vivinho” do mar, sempre o queijo e as ervas aromáticas acabadas de colher, então já temos jantar. Identifico-me muito com aquele à vontade, com a maneira como ele desmistifica os alimentos, aquela paixão que tem pela comida e como demonstra que o acto de cozinhar é a coisa mais simples do mundo.

Na semana passada, os líderes mundiais do Gê20 e restantes convidados do Primeiro-Ministro britânico deliciaram-se num simples jantar oficial, escolhido e preparado pelo popular chef “superstar” Jamie Oliver. A cimeira do ano passado, realizada no Japão, foi então muito criticada por incluir uma refeição composta por 19 pratos quando em discussão estava a crise alimentar mundial! Do menu sabe-se que a entrada incluía salmão e espargos ingleses, o prato principal seria borrego do País de Gales servido com pão, batatas novas e temperado com um molho de hortelã, apimentado com o poderoso alho selvagem que cresce um pouco por todas as florestas do país. Na cozinha a ajudá-lo esteve um grupo de aprendizes recém graduados dos seus restaurantes Fifteen. Do que não houve notícia foi se os donos das barrigas mais poderosas do mundo apreciaram o repasto ou tiveram azia. Imaginem só o poder que ele teve nas mãos naquela noite. E se ele decidia adicionar uma pitadinha extra de tempero apimentado no molho do prato principal, ou apresentava uma irresístivel sobremesa afrodisíaca?

Na madrugada da passada sexta-feira, Jamie Oliver foi pai de outra menina. A criança chama-se Petal Blossom Rainbow, é a terceira filha do casal que já têm duas filhas, Poppy Honey, de sete anos e Daisy Boo, de cinco.

Vejam só este joguinho electrónico que ele criou com algumas dicas culinárias!


20 comentários:

Patti disse...

Sou 'fanzíssima' do Oliver e da forma despretensiosa como que ele se porta na cozinha.

paulofski disse...

Que rápida a cozinhar este seu comentário, Sôdona Patti. Hummm... e saboroso com sempre!

Boa noite.

mjf disse...

Olá!
Como eu o admiro ...
Eu já não tenho paciência, nem tempo para estar na cozinha :=9
rhsrhsrhs

beijocas

Kok disse...

Estou de acordo contigo. Este gajo é um espectáculo.
Mostra como as comidas são simples, boas e gostosas.
Tanto faz serem umas sandes como um cozinhado mais formal.
O gajo usa tantas ervas aromáticas que já tenho pensado: o gajo deve ser alentejano. :)))
Abraço pah!

Gi disse...

E os nomes das filhas podem ser utilizados como nomes de comidas vegetarianas.

Almeida (pai) disse...

Lindo

Que bela homenagem a quem te ensinou.

Um abraço

PB disse...

Como eu precisava de seguir o teu exemplo... Sou um zero à esquerda na cozinha!
Abraço

Nanda disse...

Aleluia...

Na cosinha não te pareces cm o pai

Um beijo.

paulofski disse...

Ahaha, pois não mãe!

Beijinhos

Ka disse...

lá, ó faxabôre...


Pois é bom sim e acima de tudo muito acessível a quem queira aprender :)

Beijinho

ps - com que então expert culinário tu?? Depois confirmo com a Carla :P

@martasta disse...

E há alguém que não goste dele?!
É um espectáculo vê-lo cozinhar!!

um jogo é uma ideia bem gira :)

bjcaaaaaaaaaaa

Rafeiro Perfumado disse...

A única coisa que ele parece ter de melhorar é o gosto com os nomes das filhas!

Abraço!

Gata Verde disse...

Cozinha? Tachos?...olha para mim a fugir!!!
;)

Beijocas e Feliz Páscoa!

OnlyMe disse...

Estou a ver que és uma caixinha de surpresas!
Que escreves bem já eu sabia, agora também te safas na cozinhas?! Humm!! Coisa mais linda!! lool

Eu gosto de cozinhar, mas confesso que já me empenhei mais!! Ou é da idade ou então não vejo muitos programas desse fenómeno da culinária!! lool

Jinhos :)

Sandra. disse...

:))

Fonix, q sorte q a tua nina tem, só o meu gajo num se safa na cozinha... eu n gosto da cozinha, a cozinha pa mim é uma obrigação, o problema reside em eu ter jeitinho pa ela e num ter qm me cozinhe :((

xinhinhus pa tu da lua

Si disse...

Também sou fã do Oliver e cheguei a seguir alguns dos programas referentes ao projecto Fifteen, onde se via, claramente, o empenho que ele dedicou a transformar jovens em risco em profissionais de alto gabarito.
Quanto às experiências culinárias deste 'Gabinete', não me admiram. Também uso disso lá em casa.

Mónica Pereira disse...

Confesso que ando com saudades dos teus cozinhados. Sim, o Paulo é um excelente cozinheiro e a minha irmã é uma sortuda em tê-lo como marido. Vê lá se combinas um jantar; olha que fico com desejos e o teu sobrinho ainda nasce desconsolado. Beijinhos e até Sábado.

Safira disse...

Também sou fã incondicional do Jamie Oliver. Além de muito talentoso na cozinha parece ser genuinamente boa pessoa.
Ora me parece que tambem reunes esses predicados, por isso quem sabe um dia destes o Jamie não tem de se preocupar com a concorrência?
Beijinho

Tó (Mano) disse...

...fico com desejos e o teu sobrinho ainda nasce desconsolado....então e EU não sei de Nada!!! parabéns Mónica (e Nuno)

Já agora não te esqueças cá do mano para a comezaina....
Tinhas que ser um excelente cozinheiro...com as aulas que eu te dei!!

Xanda disse...

Adoro adoro adoro, cá em casa já fizemos vários pratos que visualizamos o sr. Jamie Oliver fazer, são deliciosos. Aquele queijo que ele utiliza o "parmesão" eu nem conhecia, é tão bom hummmm.
O meu marido também tenta aprender com ele, mas não se atreve muito na cozinha.
Parabéns a ti paulofski, por te dedicares à cozinha porque hoje em dia é coisa rara.
Abraço