segunda-feira, março 9

o primeiro lugar

Partilhar

Um profundo e longo bocejo estremece o quarto. O despertador nem chega a tocar e levanta-se já, autómato, com o indicador apontado ao botão “On”. Esfrega os olhos raiados e segue cambaleando para a mija matinal. Foge do olhar inquisidor do espelho. Do quarto, uma musiquinha habitual e característica sossega-o por breves momentos. Não se importa se dormiu alguma coisa ou se deveria escovar os dentes. Não sabe se chove ou se faz sol. Os pássaros cantam lá fora mas ele que não os ouve, pois os seus ouvidos estão já ocupados com o canto de um MP3. Abre o Outlook antes de abrir qualquer outra janela da casa. Bom dia! Gmail, MSN, Googletalk, mundo. Acontecimentos principais do dia. De frente para o monitor procura os restos da véspera, comida plastificada que é agora o seu primeiro almoço. O cérebro estilhaça-se em mil informações, um para mil, tanta informação para uma só cabeça. De que site saiu, para que site vai, é um conceito emaranhado de cliques e buscas, onde todas as coisas estão interligadas, sem começo nem fim. Descomandado, prime instintivamente o “On” do televisor onde cantam a missa dominical. Mais acordado troca de canal para outro mais radical. Não crê num ser superior, mas todos os dias ele vê a luz no monitor. Todos os dias tem vontade em se ajoelhar, em agradecer aos génios e aos servidores, o milagre da tecnologia, a experiência de estar permanentemente conectado, em comunhão com o mundo cibernético. Não, não o convidem para um passeio, não o chamem para ver o sol. Pode durar mais do que algumas horas, pode perder alguma coisa. Há sempre algo novo, algum contacto, de alguém algures, do outro lado da rua, do outro lado do oceano.
Estão preocupados com ele? Eu sei
!


Coldplay - God Put A Smile Upon Your Face



9 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida que esta nova visão de vida preocupa, especialmente nos mais novos, que nos apelidam (os quarentões) de "Geração Rasca",mas que nunca vai descobrir as brincadeiras de rua e que prefere os jogos online...que nova geração esta que se arrasta para uma nova forma de solidão electronica!???

Patti disse...

E vive-se assim anos e anos a fio.
Às vezes digo que vou ao pc só dez minutos e num ápice passaram duas horas.

Estou a disciplinar-me muito mais e as pausas sabem-me a ouro.

DANTE disse...

Eu ando a fazer umas pausas enormes , mas confesso que sinto falta de ler o que todos escrevem.Mas nestes ultimos tempos perco-me mais deitado no sofá a olhar para o tecto ou a jogar seja o que for. A ver no que dá...

Um abraço

Vício disse...

preocupados porquê?
é algo tão banal...

Rafeiro Perfumado disse...

Deve ser assustador ver o despertador levantar-se... ;)

Abraço!

Teté disse...

Em primeiro lugar, muito obrigada pela parabenização! :)))

Quanto ao vício (com minúscula) da comunicação internética, bom... há coisas piores!!! O meu PC está todo o dia ligado, embora não esteja sempre à frente dele... :D

Beijinhos!

Gi disse...

E agora até arranjaram um passarinho, o Twitter.

Si disse...

Por estas e outras confissões é que o seu nome está na praça pública.
Não posso comentar, por estar sob segredo de justiça, mas tenho que o informar que a sua comparência é exigida no meu blog.

P.S. Consumo mínimo: 2 comentários, 1 em cada post. (rsrsrsr)

PB disse...

Excelente! Descreve bem uma realidade do presente...
Aparece lá pelo tasco! ;)
Abraço