segunda-feira, abril 28

hora de ponta

Partilhar

É raro utilizar o automóvel na “hora de ponta”. Casa / trabalho e trabalho / casa faço-o a pé e de metro. Sei que muitos vivem o terror do trânsito matinal. Hoje, primeiro dia da semana, é o pior dia. É um daqueles dias em que muitos acordam atrasados, saem apressados e com a “moca”, estão com uma vontade enorme de promover novos conhecimentos.

Queres optimizar o stress no trânsito?

Então lê estas dicas que aqui deixo e contribui também, porque tudo o que está mau pode ficar péssimo.

1. No semáforo, nunca deixes a primeira engatada, fica tranquilo, fuma um cigarrito ou tira aquele macaquinho acumulado, aumenta o volume do auto-rádio e ouve as notícias do trânsito. Não desanimes. Engata a primeira e acelera em falso logo que o sinal dos peões feche. Isso deixa os de trás bem felizes e evita buzinadelas.


2. Na faixa da esquerda, quando o condutor atrás fizer máximos, não o deixes passar. Ultrapassar é muito feio!!! Quando o espertinho guinar para a direita, vais também para a direita, quando passar para a esquerda voltas para a esquerda. Mas, deixar passar? Nunca! Questão de honra! Se estás à frente é porque chegaste primeiro.

3. Na faixa do meio não deixes abrir espaço na bicha. Os da direita estão sempre atentos a folgas. Mantém a calma para não teres que recuperar a vez à bruta. Não dês hipótese. Isso é outra questão de honra! A pressa é inimiga da perfeição.


4. Na faixa da direita, para quê acelerar? Acelerar é perigoso! Tem calma que o mundo não vai acabar. O amiguinho do carro de trás está apressado? Abre a janela e grita amigavelmente para que o gajo saia mais cedo de casa. Em caso de necessidade usa o vernáculo como forma de comunicação. O dedo médio é um factor a ter em conta.

5. Queres sair do “carrocel”? Só em cima da saída que desejas é que deves dar a entender. Porquê? É simples. Já pensaste se dás pisca a 20m da saída que pretendes e, de repente, te lembras de algo que te faz desistir? Isso poderia gerar um erro de entendimento e defraudar as expectativas do condutor que te persegue em se chegar mais à frente.

7. Vais deixar a filha(o), namorada(o) ou a esposa(o)? A despedida no carro pode ser uma boa altura para preliminares. Só para namorados é claro. Certamente que quererás aproveitar cada momento como se fosse o último. Fá-lo com calma. Se buzinarem por estares a empatar, solta um dedinho maroto e diz que estás ocupado.

8. Utilizas moto? Então tens que dar nas vistas. Tens de demonstrar a potência da tua máquina e fazer muito barulho. Todos têm que notar a tua presença. Ziguezagueia e fura pelos carros. Demonstra a tua destreza e técnica. Motoqueiro que é motoqueiro nunca fica parado. Que piada tem andar de moto e não fazer uns rateres? Vrummmm…vrummm, track…track…track.

9. Viste um acidente? Sê solícito. Abranda, pára mesmo. Deixa todo trânsito atrás de ti a passo de caracol. Aguça a curiosidade e aproveita, faz logo ali o teu orçamento. Mas não percas tempo com ajudas e assistências. Sempre haverá outro que terá mais tempo.

10. O teu carro morreu no meio daquele trânsito caótico? Sempre é uma boa altura para se fazer uma prece à sua alma. Sim, porque os carros também têm alma, que diacho! Se tiveres um terço no retrovisor, utiliza-o. Uma reza bem feita, para aí umas 100 Ave Marias e uns 10 Padre Nossos devem ser suficientes. Depois faz figas e liga o carro. Pode ser que haja um milagre, ou um reboque.

Boa sorte e boa semana.

16 comentários:

Paulo Tomás Neves disse...

10 mandamentos, boa, vou já praticar no caminho para o escritório :-)
Bom dia!

Patti disse...

Isto com atenção ainda punhas aqui mais umas 4/5 dicas.

Ka disse...

ó faxabore...P

loooool
Mas vê-se que não andas pela VCI pois tentas 2 dessas e ainda te sai uma criatura do carro para te bater :D

Beijinho e uma excelnete semana

Coragem disse...

Boas dicas para filas de transito.
Felizmente não preciso vivo no paraíso :P
Gostei do seu blog, posso voltar?
Bj

Olá!! disse...

hahaha gostei da do terço... alma lusa é mesmo essa... e ao domingo quando está sol e vão passear de carro pela marginal???
Nem de mota a fazer zig zag nos safamos... não há pachorra

Boa semana e *****

LeniB disse...

Gramei à brava ler estas dicas.
Sorte a minha ir a pé para o trabalho! Mas lembrei-me dos muitos anos que o fiz de carro, e ri-me de pensar nalgumas figuras tristes que vi (pintar unhas, fazer a barba, etc) e que, provavelmente também fiz (corrigir...)
bj
boa semana

(p.s. gostei de visitar a tua "casinha")

paulofski disse...

Atenção Paulo, a prática destes 10 mandamentos leva a certos cuidados.

Abraço

FM disse...

Não me fales de hora de ponta, hpje voltei a Gaia e recordei o que é atravessar a ponte d'arrábida mesmo depois das 09H30.
Enfim... é isto que me afasta caa vez mais da cidade que adoro, vou ter que adoptar outra... cidade.
Abraço.

FM disse...

Quanto aos mandamentos, interessante... sem duvida.

paulofski disse...

No mínimo Patti, no mínimo.

Beijo.

paulofski disse...

Oh Ka, da VCI já tenho mestrado he he. Não há nada mais stressante do que o para arranca da VCI. Assim que tenho de me aventurar nela antes espreito pela janela.

Beijinho e boa semana.

paulofski disse...

E vives muito bem Coragem. E coragem é o que é preciso para enfrentar esta loucura.

Volta sempre e retribuirei a visita.

Bj

paulofski disse...

Ui, não digas nada Olá! Os domingueiros são um perigo para os ciclistas. Qualquer dia enfio as fuças na traseira de algum.

Boa semana e *****

paulofski disse...

E que cenas tristes, LeniB. A hora de ponta dá-nos muita matéria para postar.

A casinha é catita não é? Volta sempre. Retribuirei a visita.

Bj e boa semana

paulofski disse...

Vês Francisco, até acho que deveria haver uma passagem para a outra margem só para nós. (risos)

Abraço e sê feliz.

liamaral disse...

Isto de viver em Gaia não é para todos... há fraquinhos...

:)) Beijo