terça-feira, janeiro 3

uma questão de atitude

Partilhar


(Foto de Sónia Arrepia na Massa Crítica de Dezembro, no Porto)

Andar de bicicleta é bem mais que uma forma de lazer que proporciona bem-estar físico e psíquico. A bicicleta é um simples e provecto meio de transporte. Pedalar faz bem à saúde e garante qualidade de vida. A menos que pedale uma tandem ou se dê uma boleia ocasional, a bicicleta é apesar de tudo um veículo individual e tem o poder de reunir grupos de pessoas, familiares, amigos que ao descobrirem novos caminhos, novas rotas, renovam e consolidam laços de amizade. Quando nos sentamos ao selim e pisamos os pedais todos somos ciclistas. O espírito de solidariedade, o respeito e a honestidade é o distintivo de quem pedala. Quando alguém entra no grupo e não está ao mesmo ritmo dos outros não fica sozinho. Ninguém deixa ninguém para trás.

A bicicleta é uma amiga, confidente e terapêutica. Leva-me para todo o lado e faz questão de tornar o meu quotidiano em algo maravilhoso. Chego ao trabalho bem relaxado. Com ela aprendo a saborear o tempo, a superar os meus próprios limites. A pessoa que faz da bicicleta o seu veículo de eleição não é a mesma quando volta. Chego a casa menos stressado. Às vezes pedalo sem um objectivo ou um destino definido. Pedalo como que por pedalar, como uma forma de ocupar o corpo com uma actividade determinada e libertar a mente para outras correrias. A bicicleta tem essa capacidade maravilhosa de nos desentorpecer, de nos fazer perceber a real dimensão da distância, do relevo, da temperatura. Ter os olhos abertos, descobrir outras visões da cidade, outras formas de ver o mundo.

Boas pedaladas.

6 comentários:

ψ Psimento ψ disse...

Em Amesterdão e nesses países onde se dá muito valor à bicicleta é que te ias dar muito bem. :p
Um grande abraço e um feliz 2012

Kok disse...

Bem se pode dizer que:
-no pedalar é que está o ganho...

Akele abraço pah!

Teté disse...

Engraçado que sinto quase o mesmo em relação aos livros: companheiros, amigos, confidentes e, de certa forma, terapeutas... :)))

Boas pedaladas para ti (e espero que boas leituras para mim)! :D

Laura disse...

Olha,aqui não vejo nada, passam pais e filhos pequenos, homem ou mulher, mas só de verão...agora está tudo enfiado em casa, o frio veio para ficar,

beijinho com saudades, tenho a dona elisa aqui em casa e o tempo escasseia.

laura

Rafeiro Perfumado disse...

"Quando nos sentamos ao selim e pisamos os pedais todos somos ciclistas". Mesmo se a bicicleta estiver no descanso?

paulofski disse...

Rafeiro, aí somos cicloturistas!