quarta-feira, novembro 23

anstelle von autos, fahrrädern…

Partilhar

Se o tio Google me traduziu isto bem, quererá dizer “Em vez de carros, bicicletas…”

(Deputados do Partido Pirata (Piratenpartei) posam para a foto no edifício do
parlamento de Berlim a 19 de Setembro de 2011. (THOMAS PETER - REUTERS))

A notícia é requentada mas ainda circula ao ritmo de pedalada por toda a Internet (o mesmo que dizer por toda a parte). O Partido Pirata alemão, pequena força política que teve recentemente a maior votação da sua história, conhecido sobretudo por defender uma política mais aberta e transparente, o direito à informação, à cópia gratuita de conteúdos na Internet (na origem do seu nome está, aliás, uma campanha da indústria musical contra a pirataria) teve um sucesso tão grande nas eleições de Berlim que surpreendeu até os próprios membros do partido. Eles abocanharam 9% dos votos o que lhes reservou o direito a alaparem-se em 15 cadeiras no Parlamento e prometeram fazer furor a nível nacional. Para começar, os recém-empossados deputados enviaram uma carta ao senador Ehrhart Körting dispensando os carros oficiais a que teriam direito e, no lugar deles, os novos políticos pediram 15 bicicletas e bilhetes dos transportes públicos. Os piratas explicaram que um carro com motorista para cada um custaria 93 mil euros por ano. Como foram eleitos 15, os custos anuais iriam para mais de 465 mil euros, enquanto as bicicletas custarão 30 mil euros, válidas por tempo indeterminado. Segundo eles, a troca dos carros por bicicletas poderá economizar o orçamento em cerca de 369 mil euros.


4 comentários:

ψ Psimento ψ disse...

O problema das bicicletas para mim é que nos dias de chuva chega-se todo molhado a qualquer lado e nos dias de sol, também se chega todo molhado, de suor.

Abraços

paulofski disse...

Bem pelo contrário Psi. Não me tenho abstido de pedalar mesmo nestes dias de chuva, às vezes torrencial. Ao usar o equipameno adequado: botas, calças e casaco impermeável (com gorro), ao contrário do vulgar andar de transportes públicos e caminhar de guarda-chuva, chego ao destino bem mais seco. Apenas molho as mãos e a cara, o que até me faz bem que assim acordo de vez.

Por outro lado a grande vantagem da bicla quando partilhada com os transporte publicos (metro e comboio) proporcionar a rapidez e a economia de esforço.

Teté disse...

Ahahah, o nosso PM a pedalar de Massamá até são Bento, preferencialmente num dia de chuva, tinha a sua piada... :)))

paulofski disse...

Tinha imensa piada Teté ver o coelho enspado, mas o que esperava ver era mais acção revolucionária por parte dos bloquistas.