segunda-feira, julho 11

sorriso incerto

Partilhar

Música é música e vice-versa (não, não é este Vive-Versa). Acredito que na forma clássica, moderna ou popular, a música é o modo de expressão que melhor traduz sentimentos, razões, movimentos, fantasias e etecéteras. É uma ideia provecta que guardei no baú para o dia em que não tivesse outra do que escrever e postar no blogue, talvez eu comece a escrever mais sobre música aqui no gabinete, mas depois surge a dúvida que música escolher entre tantas favoritas. Pois hoje é outro dia que nenhum blogueiro espera se deparar. E agora? Escrevo sobre o quê? Bom, sem alarme, ou melhor, com o despertador, este é o dia (This is the Day) para escrever de uma das músicas da minha vida. Esta manhã o despertador acordou-me ao som de uma das músicas que marcou muito a minha adolescência. Uncertain Smile dos The The.

Esperei o dia inteiro para chegar a casa, escrever o post e procurar um vídeo. Encontrei este que toca e que, embora sendo uma cover da versão original, está muito boa e nem de propósito exemplifica de alguma forma o meu despertar matinal às segundas-feiras.

Aqui Uncertain Smile na sua versão áudio original:


Este tema mítico de Matt Johnson está no segundo disco dos The The chamado Soul Mining de 1983 e do qual consta ainda um outro clássico – This is the Day, canção obrigatória em qualquer sessão nocturna portuense na década de oitenta, particularmente no meu gira-discos e no Batô (para quem não conhece, o interior da discoteca recria um galeão que navega ao som da música alternativa) em Leça. O tema Uncertain Smile foi sempre uma das canções da minha preferência, seja por aquele começo em loop, pela melodia, seja pela fabulosa letra. Uma versão, Flute & Sax extended mix é mesmo prodigiosa.

I've got you under my skin where the rain can't get in...


3 comentários:

Teté disse...

O primeiro vídeo está giríssimo! E suponho que retrata o acordar de muita gente, mas não apenas à segunda feira... :)))

Rafeiro Perfumado disse...

Eu levanto-me mais ao menos daquela maneira. Ok, talvez dizendo mais palavrões e amaldiçoando umas quantas pessoas...

Kok disse...

É verdade: a música é entendida por toda a gente. Enfim, por quase toda porque há quem não esteja para aí virado. E não me refiro os surdos...

Daí que pouco importa se foi escrita hoje ou à 200 anos atrás.
É uma linguagem que só requer sensibilidade.

1 abraço!!

§-aquele acordar é comum a muita gente (sem armas) e em muitos dias.