quinta-feira, junho 2

haja saúde

Partilhar


Certo dia uma colega avistou-me a chegar de bicicleta ao jardim da instituição onde trabalhamos. Mais tarde, numa pausa para o cimbalino, o tema “pedalar para o trabalho” foi assunto de conversa e ela, com um certo ar fascinado, saiu-se com esta: “Hummm, a pedalar tanto assim deves estar com umas boas pernas!”. Não desconversei e respondi: “Sim, e menos barrigudas!”. Ok, eu percebi onde ela pretendia chegar com o “boas”. Será que se nota assim tanto? É que eu uso calças largas!

O facto de pedalar de bicicleta para o local de trabalho sempre gera os mais diversos comentários, o que não acho estranho pelos diferentes hábitos que adquirimos, de práticas que achamos “normais”. Pondo de parte a questão económica e ecológica, a bicicleta chama para si muitos outros ecos de interesse: capacidade física, liberta a mente, dá saúde.

Com o acréscimo de sedentarização no estilo de vida, as escadas rolantes, os elevadores, os automóveis, o ser humano amoleceu, relaxou e acomodou-se. Não importa se gordas ou magras, as pessoas estão enfraquecidas. Ofegam ao subir um vão de escada, enquanto um ciclista a sobe de dois em dois degraus sem dificuldade. Num mundo de pessoas medrosas muitas vezes passa a imagem de poder, que os ciclistas urbanos são enérgicos, fortes e vigorosos, de ser muito corajoso enfrentar o trânsito. Impera algum cagaço na sociedade mas a cultura da bicicleta vai, aos poucos, se sobrepor à indústria cultural do medo. Por isso suamos as estopinhas também a provar que não é preciso assim tanta coragem em pedalar no meio de carros blindados. Eu não pedalo diferente dos demais ciclistas. Não sou super, sou apenas um humano que pedala e, como qualquer outro ciclista, assim o meu corpo funciona melhor.

As pessoas que andam regularmente de bicicleta poupam muitas visitas ao médico. Na saúde, os benefícios das pedaladas são imensos: o exercício aumenta a capacidade respiratória, alivia dores nas costas, diminui o colesterol e a pressão arterial, auxilia o emagrecimento, atenua o stress e as tensões. O prazer proporcionado pela bicicleta contribui para a sensação de bem-estar. Proporcionando a sustentação do corpo através de uma postura correcta, a bicicleta ajuda a fortalecer o abdómen, fortalece e define os músculos, deixa as pernas e o rabo tonificadinhos.

Mover-se é da nossa essência e, portanto, é estético, pois o belo e atraente é o que a natureza nos ensinou a procurar e desejar, não necessariamente jovem, não necessariamente musculado, mas saudável. E mais a mais pedalar é sexy. Não importa a idade, se gordo ou magro, se homem ou mulher, se adolescente ou adulto, querendo ou não, o ciclista é sempre objecto de curiosidade e motivo de desejo… rhummm… rhummm… desculpem, foi a Liz Hatch que me caiu no goto…


E ainda há quem que não goste de bicicletas!!! Haja saúde.


6 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

A tua jove sabe disto? Cá para mim ainda vai fazer uma visitinha a essa colega.

Abraço!

PS: só por curiosidade, é gira?

Nanda disse...

Paulo não sejas modesto.
A bicla não serve só paqra ir trabalhar.Quantas vezes depois do trabalho, vais visitar os teus pais como ainda hoje fizes-te.
Chegas cansado e suado mas sabem tão bem essas visitas.Obrigado pelo teu amor e cuidado.
Muitos beijinhos filho.

Kok disse...

De tudo o que disseste neste "post" (não há meio de gostar deste termo), eu gosto inclusivé das tuas pernas que nunca vi edas pernas da atleta que estou a ver.
Só não "vou nessa" de ficar com o rabo tonificadinho.
É que eu não tenho rabo.

Akele abraço pah!

Laura disse...

Com isso tudo só me deu vontade de ir comprar uma cicla só para mim, os miudos ainda as têm na garagem desde putos... e sair a pedalar por aí fora. É verdade, subo uma rua mais elevada e lá tou eu a deitar os bofes pela boca... apesar de andar a caminhar de novo pois o peso prometia aumentar. mas tens razão, muita gente não vai de bicicleta porque se habituou ao carrito e protesta pelo custo da gasolina, mas é a forma mais barata que existe e ainda gera saúde, assim; continua, só que quando chove...é mau.

Um abraço da laura

FM disse...

Confesso que gosto mais desta última bicicleta do que daquelas que estão aqui do lado direito... no teu cantinho... (risos)
Será que ficarás igual, depois de tanto pedalar?!? (risos)
Abraço.

Teté disse...

Concordo que pedalar faz bem à saúde... desde que se saiba andar de bicicleta! :)))

Mas ainda hoje se estava a comentar que nesta cultura de ginásios e musculações, muitos esquecem-se das pernas, portanto ficam com uns ombros largos, uns grandes biceps, um peito musculado, em cima de umas perninhas de canivete... :D

Bom fim de semana, ó às do pedal! :)))