sexta-feira, abril 1

"pela minha rica saúde"

Partilhar

Nós e as nossas pequenas mentiras. Vivemos delas, convivemos com elas. No trabalho, em casa, na rua, no teatro da vida, por onde andamos e estamos. Ocultamos parte das nossas verdades para não melindrar, para não ferir susceptibilidades, para não dar o braço a torcer, para agradar, lograr, salvar a pele, conviver, melhor ou pior para driblar pequenas mentiras que nos querem engrupir.

Convenhamos que estas pequenas mentiras fazem parte do nosso dia-a-dia, por mais que se pretenda dizer a verdade tenta-se sempre amenizar com palavras. Logicamente que a mentira é uma via de dois sentidos, na qual podemos ter o lado negativo como o lado positivo. Assegurar à esposa que o vestido lhe assenta bem, afirmar à colega que está mais magra, dizer que o chefe tem razão, mesmo pensando o contrário, não nos custa nada e torna a coexistência por vezes mais tolerada. Por exemplo a clássica e esfarrapada desculpa de quando não querermos ser incomodados ou atender o telefone mandarmos dizer que não estamos. E a mentirinha da praxe à operadora de telemarketing para escapar à publicidade bancária, não ofendem, prejudicam ou nos deixam de consciência pesada.

Mas depois tem aquelas que alguns acham “necessárias” e que garantem a sobrevivência neste mundo competitivo. Estará correcto? Claro que não. Demonstra falta de carácter, falta de ética, é imoral. Estejamos preparados então para voltar a ser engrupidos, comidos por lorpas. Por quem!? Ora, por quem. Não é porque o pinóquio-chefe pediu a demissão que agora irão vestir a capa da sinceridade e hombridade para com a plebe. Todos exibem destreza na arte de distorcer os factos. Lá voltarão as falsas promessas, de mundos e fundos, a “omitir a verdade”, para não assustar os mercados, pelo interesse nacional! Pura dissimulação, aldrabice e falta de consideração. Pior ainda é que muitos papalvos vão novamente deixar-se enganar, entrar no “jogo de cintura” da politiquice e não querer ouvir as verdades.


2 comentários:

Teté disse...

Mesmo fora da classe política há quem minta para obter vantagens, mesmo que isso signifique que isso lixa a vida do parceiro do lado. Ou, pior ainda, mesmo só para o lixar, arranjar intrigas, coisa e tal.

Quanto aos políticos, pois, já ninguém tem ilusões! ;)

Bom fim de semana!

Kok disse...

Políticos? Já dei para este peditório!
Ainda assim sempre digo que há minhocas com uma coluna vertebral mais consistente.
Mentiras? Ora ora...
Quantas não passam por verdades, só porque acreditamos que a mentira que dizemos é precisamente a "verdade" que alguém quer ouvir...

Akele abraço pah!

§-é verdade: o chefe tem razão!
Depois de afirmar tal coisa é sempre bom perguntar-lhe: e quer que faça exactamente assim?