segunda-feira, setembro 27

pelas ruas do Porto

Partilhar



Há a Foz, a Casa da Música, há Serralves, o Parque da Cidade, a Ribeira, mas o Porto tem muito mais para oferecer. Sou um fã incondicional do Porto mas eu sou suspeito. Aqui nasci, aqui trabalho e moro desde há alguns anos. É na mistura dos tempos que esta cidade me inspira, ou melhor, se inspira. É nela que respira a gente que aqui habita e que faz sentir a quem o visita quase como se sentisse em casa. É nas ruas da cidade que vive o pulsar do Porto. Uma dessas ruas é a Rua Miguel Bombarda onde as galerias de arte são o seu grande pólo de atracção. A sua história tem muitos anos e começou quando os marchands começaram a localizar aí as suas actividades. Depois chegaram os artistas e as lojas alternativas. O edifício Artes em Partes é uma espécie de centro comercial alternativo com projectos interessantes onde as pessoas se cruzam para alternar o estilo. Na Rua do Rosário, que a cruza, há outras coisas para ver e um dos melhores hotéis da cidade, o Hotel das Artes, que é também um complemento à oferta cultural do bairro. Dali até à Rua de Cedofeita é um pulinho e nem dá para aqui descrever o bulício que ali se vive. A noite é sem dúvida coisa a não perder na Invicta, e quando aperta a fome, no quarteirão entre a Igreja do Carmo e o Jardim da Cordoaria, pode-se encontrar uma grande variedade e oferta. As refeições são simples, na elaboração e na combinação de sabores, e uma introdução progressiva à gastronomia tripeira. Na praça em frente ao Café Piolho, nas Ruas Galerias de Paris e Cândido dos Reis, são um antro de animação, boa disposição e convívio, sempre de copo na mão. E a pé, até onde for possível, pode-se caminhar e conhecer ruas soturnas, monumentos e locais de história. Com o dia e o sol a despontar nada melhor do que acordar saboreando um aromático café de saco acompanhado de um croissant ou de uma torrada bijou no Café Progresso.

Não há melhor forma de dizer
bom dia.

(no Dia Mundial do Turismo)


9 comentários:

ematejoca disse...

A cidade invicta é a cidade mais bela do mundo!!!

Gi disse...

Adoro ser turista na minha cidade.

Dono das galinhas disse...

Assim descrito até dá vontade de ir correndo para aí.
Já faz tempo que não visito o Porto!
Qualquer dia... é dia!

Abraço pah!

ψ Psimento ψ disse...

Também partilhamos a paixão pelo Porto. Sei que posso ir viver para outras cidades mas esta é especial… Foi esta que me viu nascer e crescer e tornar-me naquilo que sou hoje. E mesmo assim há muitos recantos do Porto que não conheço. Adoro atravessar a D. Luís a Pé e ver aquele magnifica paisagem, e tão boas recordações que me trazem!! E à noite com os amigos nada melhor que a animação do piolho e das Galerias ou mesmo uma sangria na ribeira. É a cidade, as pessoas, as ruas… tudo único e impossível de encontrar em qualquer outro sitio do mundo. Abraços.
PS: Já nos devemos ter cruzado muitas vezes por esse Porto fora. No Progresso recumendo um crepe quente e frio com uma bola de ovos moles e uma bola de stracctiatella.

Patti disse...

Alô, alô: Daqui Lisboa - Bom dia colega Porto!

VAP disse...

O Porto é uma Paixão!

Teté disse...

Compreendo-te lindamente - não há nada como a cidade onde criámos raízes, quer tenhamos nascido nela ou não!

Gostava de voltar ao Porto, porque a minha última visita foi o descalabro completo, com um tempo péssimo: nem conseguimos fazer parte do programa que tínhamos programado. Gostámos muito da Casa da Música, o Museu de Serralves foi uma grande desilusão (quer dizer, ainda deu para rir um bocado com as "obras de arte contemporânea" que lá vimos), os Jardins já não deu para visitar devido ao temporal e o passeio no Douro também foi adiado para outra oportunidade.

Quando voltar lá, vou consultar a meteorologia com antecedência! :)

Não sabia é que também tinham eléctricos amarelos! :D

Gata Verde disse...

Belas dicas para quem está prestes a rumar ao Porto!!
:D

FM disse...

És suspeito, mas tens razão... O Porto é grande.
Abraço.