segunda-feira, março 2

na passada semana...

Partilhar

... a Vekiki, num post que publicou aquando do primeiro aniversário do seu blogue, teve a gentileza de oferecer uma de várias frases de Mia Couto. Eu deveria escolher aquela que melhor me definisse ou tocasse, para publicar aqui no gabinete. Como sou um guloso, não escolhi apenas uma, mas duas dessas frases e ainda lhes juntei uma bela imagem que retirei algures do oceano de emoções que é a net. Como bem diz aqui a Vekiki, não há melhor presente do que palavras, e como tal decidi também retribuir o seu presente com estas declarações do escritor às perguntas de alguns alunos da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, da Póvoa de Varzim, em visita do escritor a 14.02.2008. Perguntaram-lhe então do que pensa ser escrever bem:

"- É saber transmitir aquilo que temos dentro de nós e por vezes temos que ‘entortar’ as palavras.... Quem me ler, que desentorte as palavras. Quem está a ler é um segundo criador, tem que fazer das palavras suas e converter-se num escritor”; acrescentou:

"- Um escritor é alguém que é capaz de converter as tristezas em alegrias. A razão porque sou uma pessoa feliz é porque sou capaz de converter o mundo numa história. Só é feliz quem conta histórias”




"[...]Devia era, logo de manhã, passar um sonho pelo rosto. É isso que impede o tempo e atrasa a ruga.[...]", in Mar me Quer, Mia Couto

"Que trazemos oceanos circulando dentro de nós? Que há viagens que temos que fazer só no íntimo de nós?", in Mar me Quer, Mia Couto


8 comentários:

Gi disse...

É por isso que és uma pessoa feliz.
E eu? Porque serei feliz? :D

Si disse...

O que mais gosto é do entortar das palavras.
A riqueza expressiva que se consegue quando essa palavra torta diz muito mais do que 3 ou 4 direitas...

P.S. A esta oferta da Vekiki, não resisti trazer as frases todas. Pendurei-as lá na parede da minha casa, para poder vê-las todos os dias........

maria inês disse...

excelentes esolhas!

:))))))

Vera disse...

Paulofski, também gostei do entortar as palavras. Ainda bem que gostaste do presente que deixei lá pelo Vekiki para quem o quisesse levar!
Quanto às mentiras e às verdades sobre mim, posso dizer-te que estás perto...deixa ver se mais alguém se manifesta :)
Kiss

Sandra. disse...

:))

Gostei de ler, bela imagem, belas escolhas :))

xinhinhus pa tu da lua

Anónimo disse...

Uma frase que me "prendeu":
só é feliz quem conta histórias.
Ok, então eu tenho que ir contar histórias.
Akele abraço, pah!

Anónimo disse...

Também gosto de entortar as palavras, as gostava ainda mais e poder converter as tristezas em alegrias ( fazendo as pessoas felizes e não podo-as a rir com tonterias, entenda-se...) porque em minha opinião, essa é uma função fundamental da escrita.

Safira disse...

Eu também gostei do 'que há viagens que temos que fazer só no íntimo de nós'. Não muitas, senão parecemos bichinhos do mato, mas que de vez em quando temos de ter uma conversa de pé de orelha com 'nozes' mesmo, isso acho que sim!