terça-feira, setembro 9

quem não deve não teme

Partilhar

Descansem que ainda não fui, nem pretendo vir a ser preso por ser um blogger.

Segundo o site Ciberia, desde 2003 que tem vindo gradualmente a aumentar o número de bloggers atrás das grades. A The World Information Access Project (WIA) da Universidade de Washington divulgou um relatório no qual identifica 64 autores de blogues que foram detidos ou presos devido aos conteúdos publicados nas respectivas páginas entre 2003 e 2008.

A TechCrunch, identifica a maior parte dos autores detidos como naturais do Egipto, China, Arábia Saudita e Irão, bem como de países ocidentais onde já foram presos canadianos, franceses, gregos e norte-americanos. O gráfico mostra o número crescente de bloggers detidos, facto que revela o crescente peso e popularidade dos blogues. Só no ano passado, 35 escritores independentes foram detidos. A WIA prevê que o número de prisões aumente até ao fim de 2008. Aliás, são vários os países que têm pedido uma maior regulamentação da Internet, num ano em que as atenções vão estar voltadas para as eleições nos Estados Unidos, China, Irão e Paquistão.

Não vi referido em qualquer destes sites quais as razões ou motivações para tantas detenções. Se no caso dos países orientais não é para admirar a falta de liberdade de expressão, o fundamentalismo religioso e a questão dos direitos humanos, a motivação para que se prenda qualquer ser, bloguista ou não, já no que diz respeito aos países ocidentais, e a meu ver, as razões para deter alguém que cria e publica blogues deverão ser a difamação e injúrias, a pirataria e violação de direitos de autor, o que por si só não são justificativas para tal, mas bem mais grave, e aí meus caros concordo em absoluto, é a utilização de blogues para a pedofilia e o terrorismo. Toca então a enfiar estes no xadrez, e por muito tempo, que deles não tenho pena alguma.

A foto veio daqui


4 comentários:

Patti disse...

Além da pedofilia e do terrorismo, qualquer acto que seja contra a lei deve ser sanccionado. Senão isto seria uma anarquia

Por entre o luar disse...

Ainda bem que voltaste=)

Bem este post, que cena:s

beijinho e sorrisO*

mundo azul disse...

A liberdade de expressão deve sempre ser preservada, desde que respeite o outro...Como escreveu a Patti, não pode é virar bagunça!


Muito bem colocado, Paulo!

Beijos de luz e o meu carinho...

Filipa Sousa disse...

Como em todo lado e em varias situações as pessoas por vezes abusam, excedem-se, não têm a noção dos limites. Para não variar nos bloggues acontece o mesmo, ou para provocação ou para se aproveitarem de algo ou de alguem, usam os espaço para o fazerem.

Só podemos lamentar e se fôr possivel denunciar.

Bjinhos