sábado, setembro 6

as paraolímpiadas

Partilhar

Dão-se início hoje, até 17 de Setembro, os jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Pouca gente sabe que esta será a 13ª edição do segundo maior evento desportivo do mundo. Cerca de 4 mil atletas, de 150 países, acompanhados de 2.500 guias deverão participar nos Jogos.

Da mesma forma que nos Jogos Olímpicos, os números deste evento impressionam. Cerca de 1, 5 milhão de bilhetes foram colocados à venda, todos eles mais baratos do que nos Jogos Olímpicos. Além disso, a organização dos Jogos simplesmente disponibilizou bilhetes gratuitos para que qualquer pessoa com algum tipo de deficiência queira assistir ao vivo qualquer modalidade.

Esta também é a primeira vez na história dos Jogos Paraolímpicos que o comitê organizador assume as despesas de viagem, inscrição e acomodação de todos os atletas paraolímpicos do mundo inteiro.

Cerca de 400 mil voluntários já estão inscritos para auxiliar na logística do evento, que terá o slogan “acessibilidade para todos” como um de seus pontos fortes. O ComitéOlímpico da China seguiu as regras estabelecidas pelo Comité Paraolímpico Internacional e adaptou praticamente toda a cidade para receber os atletas, como autocarros, metro, combóios, restaurantes entre outros locais públicos.

Vinte modalidades irão ser disputadas em Pequim. A grande novidade é a realização do remo adaptável, até então nunca disputado em Jogos Paraolímpicos. Clica aqui e confere a programação de cada desporto para todos os dias dos Jogos.

Dos nossos, espero as merecidas medalhas.

Aqui fica um pequeno filme de promoção dos Paraolímpicos franceses:




Assim, de repente, saltou-me uma dúvida: paraolímpicos ou paralímpicos!!! Em todo o caso, irei continuar a chamar-lhes "Paraolímpicos". Não sei, é que soa-me melhor!

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Garanto que nenhum destes atletas se queixará por ter de se levantar cedo...

Abraço!

espirra canivetes disse...

Parabéns a todos os que participaram.


Apareceu a bandidolas!!!
Obrigada

Aaaatchiiim

Safira disse...

Eles nem precisam de ganhar medalhas para serem heróis. Um exemplo, para muitos sem handicapes...
Beijinho

Patti disse...

Ó faxabôre!Já passaste lá no meu Ares para veres o post dos Paralímpicos?

Ah pois é!