quarta-feira, julho 9

tento na tecla, ó faxabôre!

Partilhar

Como em tudo na vida é necessário ter-se bom senso. Certamente todos concordamos com a opinião da Patti. No meu caso subscrevo o seu texto todinho. Nunca fui tipo de entrar em discussões e polémicas inúteis e sempre respeitei as opiniões das pessoas. Não tenho por hábito meter-me em conversa alheia. Querem saber a minha opinião? Pois com certeza, só têm que a pedir. Mas também não gosto de diálogos surdos. Infelizmente alguns acabam por interpretar erradamente algumas opiniões e sentem-se julgados, muitas das vezes criando ódiosinhos de estimação.

Na vida real, fora da Internet e dos blogues, é natural que ocorra o confronto de ideias, no entanto parece que na vida virtual acontece com alguma frequência, e sem o bom senso necessário. Volta e meia acaba por surgir um grupo de pessoas que, mesmo com opiniões semelhantes e características mais ou menos comuns em determinados assuntos, por vezes, acabam por se envolver em discussões entre si, criando inimizades, sem se conhecerem pessoalmente.

Já presenciei isto em fóruns de discussão, comentários de blogues, principalmente nos dedicados a temas polémicos, como a política e o desporto, mas em blogues pessoais é um disparate. Um dos motivos para que tal aconteça, imagino, é que muitos pensam que a Internet é a última fronteira da liberdade. Que ali podemos fazer o que queremos, podemos dizer o que nos vai na real gana. Publicar por pensar e comentar por comentar.

Quem assim age normalmente incorre no erro de concluir que todos pensam do mesmo modo que ele, que o seu bom senso é igual ao de todos. Criam-se ambientes sem regras, sem moderação, sem qualquer limite, sujeitos à confrontação mas no mau sentido. E aí, de repente, estamos às voltas com discussões estéreis, sem fundamento, por vezes indecorosas. Para mim tudo se resume a uma questão de boa educação. Se visito determinado blogue e pretendo lá deixar a minha opinião, um comentário, até uma rectificação que sinta oportuna, certamente que o saberei fazer na exacta medida em que o que aqui escrevo também estará sujeito à opinião pública, e ainda bem.

Optei por não colocar algum tipo de regra ou moderação nos comentários deste blogue. Preferi ter "portas abertas" mas não aprovo que algumas “pestes virtuais” possam incumprir a ética. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que julgue desajustado, inoportuno ou mal-educado. Mesmo até para terminar discussões à nascença, não quero deixar que um simples mal entendido se desenvolva.

Sendo eu um banal blogueiro, e não estando sujeito a critérios pré-estabelecidos dos assuntos que publico, tento evitar qualquer tipo de desentendimento. Vou usar dos direitos que aceitei à partida, fazendo-me valer do meu espaço, do meu “poder”, tendo a liberdade de estabelecer as regras com que me quero gerir. Espero ter apenas um pouquinho de bom senso no que faço aqui.


9 comentários:

Gi disse...

Eu concordo contigo em tudo menos no apagar de algum comentário; já deves ter reparado, porque o post até é recente, que tenho um anónimo que me estima bastaante.
No blogue, como na vida, é suposto responsabilizarmo-nos por aquilo que dizemos e fazemos e apedra atirada é como a palavra ... não volta atrás.
Eu darei sempre uma visibildade porventura maior ainda do que essas pessoas desejariam.
NMas isto sou eu. :)

Patti disse...

Pois estamos na mesma onda. Há gente que vem para aqui com o simples intuito da guerrilha e até deve escrever certos textos para ver o circo a arder.
Quanto aos comentários desagradáveis, ofensivos de anónimos ou identificados (como já tive dois), cada um faz o que entende, o que se sente melhor.
O blog é meu e isso dá-me o direito de os publicar, de os apagar e ignorar ou outra coisa qualquer.

Olá!! disse...

Na próxima semana faz 1 ano que abri o blog... 1 ano de posts quase diários, com caixa de comentários aberta a qualquer um.
Nunca me senti invadida com comentários inoportunos ou mal educados e trato todos os visitantes com igual respeito, concordem ou não com aquilo que digo.
Claro que tive desavenças, mas foram tratadas fora do circuito dos blogs.
Nunca apaguei um comentário, nem mesmo o do José Socrates, quando me disse "tens um blog de merda", pelo contrário, achei divino e parti-me a rir.
Sejamos aqui o que somos lá fora, porque o ecran não protege ninguém, nem lhe dá o tão pretendido anonimato para dizer o que muito bem entende passando os limites de tudo o que é razoável.
Beijossssssssss

KNOPPIX disse...

Claro que tens bom senso pá, não penses mais nosso e bebe uma bejeca sem alcool geladinha, por mim ;)

Abraços

Maísa disse...

Não conhecia este blogue, mas vou linkar porque gostei de o ler.
Tem toda a razão no que escreveu.
Eu tenho os comentários moderados desde sempre e não me arrependo, porque já existiram alguns que foram ofensivos quer para comigo, quer para com outros comentadores.
Foi um prazer tê-lo no meu blogue.
Volte sempre que assim o entenda.
:-)))))))
Beijinho.

maria inês disse...

uma visita bem rapidinha como foi a minha por aí!

para a semana, ponho as visitas e os comentários em dia!

Sunshine disse...

Boa noite!!

Não sei o que deu origem a este post mas concordo plenamente com tudo o que diz (escreve).
Reservo-me tb o direito de "mandar" lá no meu espaço que apesar de nada ter de polémico já foi alvo de dois comentários anónimos que primavam pela má educação de quem se esconde atrás do anonimato, apesar de ter uma ideia de quem os escreveu foi opção minha não dar "espaço" a essas mentes perturbadas.

Obrigado pelo coment lá no "solário" como lhe chamo :)).

Esta mão que escreve deixa-lhe um beijo com amizade

LeniB disse...

A minha postura nos blogs é mt simples: leio e comento apenas aqueles que para mim valem verdadeiramente a pena, aqueles que me fazem rir, que me ensinam algo de novo, que me fazem reflectir.
Essencialmente quero passar uns minutos (às vezes horas) descontraídos.
Tenho os comentários moderados porque não quero estar sujeita a provocações. Não é esse o meu espírito.
Regra geral publico todos os comentários, à excepção daqueles mesmo maus!!! A mim não me incomodam muito, porquanto quem os escreve não merece que gaste nem tempo nem energia a aborrecer-me.
Parece-me que estamos basicamente de acordo!!!
bjs

mariam [Maria Martins] disse...

sou "minúscula" nestas andanças "bloguisticas" mas já tive um comentário muito mauzinho... dei-lhe atenção... demasiada... talvez, é que na vida "real" não estou habituada a que me tratem mal...nem quero! e parece-me que aqui, havendo honestidade as coisas se podem processar de igual modo...

gostei muito do seu "post".

resto de boa semana
um sorriso :)