quarta-feira, abril 2

tempo

Partilhar





"Bom dia...
Sete e quinze da manhã, aqui nas manhãs da três...."





Como adepto do snoozing, ou seja, do "só mais 10 minutos", já o rádio-despertador tenta que eu acorde, quando finalmente à terceira tentativa consegue tirar-me da cama. Aí o escravo do relógio acelera o ritmo e vai trabalhar. Treino matinal de passo acelerado até ao Metro, aí paro e perco-me em pensamentos. De novo passo acelerado até entrar no gabinete.

Manhãs rotineiras, sons, imagens e caras sempre iguais. Enquanto isso muitos dizem: - O tempo passa e estamos a ficar mais velhos.

A maioria das pessoas vive constantemente preocupada com o aspecto negativo do tempo. Isso acontece porque os nossos pensamentos estão frequentemente a pensar primeiro em algo negativo sobre nós mesmos para depois surgir algo positivo (quando surge). Assim como vozes internas que ouvimos e nos criticam, indicando supostos "defeitos" em nós. Assim se inicia a busca constante da perfeição. Corpo perfeito, ou inteligente, ou rico, ou algo que seja indicado para sermos aceites e se aceitar. Será que não basta sermos nós mesmos?!

Sim, estamos envelhecendo, e daí. A culpa das rugas não é só do tempo. Essas são as marcas de como vivemos as nossas vidas. Dos nervosismos e stress muitas vezes desnecessários, das tristezas internas, das faltas de ânimo, reclamações e insatisfações com tudo e com todos. Sem falar nos sorrisos amarelos por fingirmos ser felizes quando na verdade estamos a doer por dentro.

Problemas sempre irão surgir, e aí digo eu que o tempo é algo bom porque ele é a maior solução para muitos deles. Muitas vezes ele resolve tudo. O tempo ensina e mostra as verdades.

Quando paramos com toda a correria é que as ideias ficam no lugar. Por isso, não percamos o nosso tempo pensando no tempo. Apenas vivamos o agora.

10 comentários:

Olá!! disse...

Dar tempo ao tempo e ver o que ele nos dá em troca...
Envelhecer não me assusta, o que realmente me assusta é perder a capacidade de sorrir ou de entender...
Espero continuar a envelhecer com dignidade...
Beijosssssssss

KNOPPIX disse...

Eu também sou adepto do snoozing, ponho o despertador a tocar 10 minutos mais cedo, para poder ficar aqueles 10 minutos extra na cama eheheheh

Quanto ao que escreveste, é verdade, eu procuro viver um dia de cada vez, com calma, a vida é curta demais para a desperdiçarmos com as correrias desta vida que por vezes nos impedem de a saborear como ela merece.

Hoje o dia está a ser bom, se o de amanhã foi igual ou melhor, óptimo, se não for, paciência, procurarei viv^-lo o melhor que puder :)

Um grande abraço

Ka disse...

ó faxabore :D

Pois...como eu adoro os minutos extra!!!!!!!

O resto do teu texto é muito acertado pois muitas pessoas vivem à espera de qualquer coisa futura e enquanto assim estão esqecem-se do presente!!!

Eu cá vou tentando viver um dia de cada vez embora quano o dia não corre bem eu tente que ele passe o mais rápido possível :)

Beijos e que aproveites bem o dia!

Xanda disse...

Todos os dias da semana faço snoozing, só não me acontece ao fim-de-semana que acordo às horas que queri mas infelizmente não passa muito além da hora habitual da semana ohhhhhhhh.
Bjnhs e snoozing muito (gostei da palavra rsrsrsrs)

FM disse...

O "só mais 10 minutos" faz tanta diferença... (risos)
Abraço.

Anónimo disse...

Até que o despertar nem é uma coisa das piores. Agora o levantar...
É que um gajo levanta-se sem vontade sabendo que a gaja (ª) fica ali como que chamando por nós, e nós lá temos que ir trabalhar sem vontade.
Oh Zeus, seja feita a tua vontade...
Akele abraço, pah!

(ª) gaja=cama, evidentemente!

liamaral disse...

Ontem foi dia de ficar um dia mais velha, mas sabes que mais?! Não me importo nada!

:) Beijo

Paula Crespo disse...

Pegando nas palavras de liamaral, eu fiquei um ano mais velha na 2ªf hehehe!
O meu snoozing dura mais - nunca menos de meia-hora - o que é terrível!!
Há que viver o presente já que o futuro, por definição, não existe, não é mesmo?

paulofski disse...

Vou responder a todos num único coment, porque me apetece e estou com alguma falta de Tempo (lol)

Paula, parabéns pelo aniversário. Beijinhos.

Lili, parabéns pelo aniversário. Beijinhos.

Kok, a "gaja" qualquer dia recusa-me. A quantidade de horas que lhe estou a dever, xi...
Abraço.

Francisco, e que diferença. O problema é quando somamos 10 e mais 10 e nos habituamos.
Abraço.

Xanda, eu também não ligo o snooze no f-d-s e não é que acordo sempre à mesma hora! Dizem que é o biológico!...
Beijinho.

Ka, viver o presente e dar tempo ao tempo, isso mesmo.
Beijinho

Knoppix, o snoozing ainda vira desporto (risos) vais ver. Lembrei uma musiquinha do xõr Abrunhosa: "é preciso ter calma, não dar o corpo pela alma"
Abraço.

Olá, espero também envelhecer sorrindo e viver a vida com tudo de bom que me proporcionar.
Beijinho.

Rafeiro Perfumado disse...

Quando me mostrarem uma pessoa que esteja a ficar mais nova, eu começo a preocupar-me por estar a envelhecer...