sexta-feira, março 7

relacionamentos

Partilhar

Neste oceano de relações que é a nossa vida, é inevitável que se criem vínculos: amizades, carinhos, respeito, cordialidade, preocupação… Mas, por essas mesmas relações às vezes ficamos vulneráveis. São atitudes nossas que não encontram a receptividade esperada, são preocupações que só aumentam a energia desajustada dos problemas e são as palavras, muitas palavras, que dizemos ou que nem dizemos, para não magoar mais, para não ferir, para não ser conivente, ou aumentar as coisas que já estão em desarmonia.

Alguns de nós são do tipo que falam demais, vomitam palavras sem contexto, palavras que parecem nem vindas do pensamento. Despejam tudo, inconfidências, palavras e sinais, sem se dar conta do resultado final e que gere mal entendidos, acusações, silêncios.

Outros de nós são do tipo que falam bem menos, não “se metem”, meditam bastante sobre o que dizer, têm cautela excessiva e acabam perdendo a oportunidade do momento certo para falar. Têm medo de se expor, receio de se magoar e de magoar, mais medo ainda de não ser aceite, e muitas vezes falam só o que o outro prefere ouvir, resultando um discurso politicamente correcto, incoerente, vago.

No entendimento e relacionamento familiar, de amizades ou de grupos sociais a habilidade de comunicar deve ser cuidada, falar apenas aquilo que precisa ser falado, nem uma letra a mais, que é para não “se meter onde não precisa”, e nem uma letra a menos, para não ficar com algo “entalado na garganta”!

Muito poucos de nós são bons na arte de comunicar, e mesmo assim em poucos momentos! E já que a vida não tem roteiristas, e somos nós mesmos que falamos “de improviso”, um pouco mais de atenção aos desequilíbrios da nossa comunicação poderá facilitar nas relações, gerando mais empatias e bem estar.

12 comentários:

FM disse...

Sim, estou em falta... devido à falta de tempo... Mas passarei em breve para LER TUDO.
Abraço.

Olá!! disse...

P., excelente, mesmo... comunicar por escrita é difícil, nem sempre se consegue transmitir a essência da mensagem que se quer passar o que muitas vezes gera conflitos desnecessários.
Este texto, especialmente hoje, caiu-me do céu. Obrigada
Beijosssssssssss

Por entre o luar disse...

subscrevo:)

beijinho e sorriso*

Ka disse...

Belo texto!
Sem dúvida que a forma de comunicar é essencial ao entendimento entre dois seres humanos, qualquer que seja a sua relação.

Gostei muito de ler :)

Beijinhos e um excelente fim-de-semana

paulofski disse...

Abraço Francisco.

Passa por aqui no gabinete.

paulofski disse...

Olá, é um prazer agradar quem me visita. Obrigada eu.

Beijos

paulofski disse...

Beijinho de volta Luar.

paulofski disse...

Obrigado Ka.
E eu que sou do tipo que fala de menos (risos)!

Beijo.

Bom fim de semana também para ti.

Xanda disse...

Eu por cá falo e escrevo "pelos cotevelos", embora que o tempo p/ escrever nem smp seja aquele que eu gostaria.
Adorei o texto, bjnhs e obrigado pelos comentarios lá no meu cantinho.

Olá!! disse...

Não podia deixar de vir aqui agradecer o teu gesto.
Estas palavras são sábias e tocaram-me profundamente, como já tinha dito.
Se me permites vou "roubar" o texto e postá-lo no meu blog com o teu nome linkado, posso????
Beijo grande

paulofski disse...

Rouba-o a vontade Olá

Beijinho

liamaral disse...

Certíssimo, eu sou mais daquele grupo que vomita palavras, não me calo!! Ganda Chata!!