segunda-feira, fevereiro 11

exaustão

Partilhar

A foto ganhou o prêmio World Press Photo 2008, um dos mais prestigiados concursos internacionais de fotojornalismo e mostra a exaustão de um soldado americano encostado num bunker no Afeganistão. A imagem, capturada a 16 de Setembro de 2007, foi tirada pelo fotógrafo britânico Tim Hetheringtonem que havia viajado ao Afeganistão para realizar um trabalho para a revista Vanity Fair. O soldado que aparece na foto pertence ao segundo batalhão da 503ª infantaria americana, que actuava para expulsar militantes no Vale do Korengal, no leste do país. A região já foi palco de algumas das mais sangrentas batalhas ocorridas entre as tropas americanas e insurgentes do grupo Taliban. O bunker foi batizado de "Restrepo", depois de um soldado com esse nome ter sido morto no local por insurgentes.

5 comentários:

Ka disse...

Não é ser tendenciosa mas entre esta e a que ficou em 3º lugar sem dúvida prefiro a outra...está magnífica!!!

Além disso apesar de ser um homem que ali está não deixo de pensar no país (EUA) e na arrogância com que brinca à guerra e irrita-me profundamente.
(1,2,3,4,5,6,7,8...10...ufff os americanos tiram-me do sério...lol)

Pronto...agora já posso fazer um sorriso e desejar uma excelente semana :)
Beijos

Ka disse...

ahhh um pormenor que me esqueci...lol

falei em ser tendenciosa porque para quem não saiba, foi um português que ganhou o 3º lugar :)

paulofski disse...

Se reparamos bem a foto até está desfocada e haverão outras com melhor qualidade técnica.
A mensagem que poderemos retirar deste instante aliada à exaustão do soldado está também a exaustão cada vez maior que nós sentimos pelos conflitos e ódios deste mundo.

liamaral disse...

Acho que a foto está extraordinária! Primeiro porque capta um momento único da exaustão e desepero também, de um soldado que com a idade que aparenta ter, perguntamos o que faz ali??!! Segundo, o quão próximo está o fotógrafo do perigo também e quão despercebido passou a este soldado!!

Impressionante!

Beijo!

FM disse...

É realmente uma foto com várias "leituras"...
Abraço.