quarta-feira, maio 18

autêntico, fantástico, memorável

Partilhar



O dragão de Miragaia é uma figura mítica. Segundo a lengalenga, o dragão de Miragaia é o único descendente de uma longa linhagem de rústicos tripeiros que povoaram outrora o cerco do Porto. Diz-se que seu pai era um enorme dragão de escamas azuladas, bafo flamejante e extensas asas plumadas, mas os genes da mãe, peixeira do Bolhão, acabariam por revelar-se predominantes.

Mirando-o de uma forma vaga, ninguém acreditaria tratar-se de um dragão a sério. O semblante é medonho mas inteiramente humano. Tem dois braços, duas pernas, uma pança volumosa que lhe escapa muitas vezes para fora da camisa e reúne-se na taberna com os amigos nos dias de bola. É adepto ferrenho do FêCêPê, o que muito incomoda a esposa, honesta e trabalhadeira, que desaprova dispêndios com cachecóis, cotas de sócio e lugares cativos no estádio, para além do facto de ser por embirração adepta do Salgueiros. Todos a manhãs ergue-se da cama à mesma hora e vai ao quiosque da esquina para se inteirar das novidades. Compra o jornal o Jogo e folheia as revistas por achar que têm mais importância que as notícias. Ganha a vida como mecânico numa tipografia estabelecida na mesma rua do seu covil, instalado temporariamente num primeiro andar com duas assoalhadas, até aparecer coisa melhor. Não ganha por aí além mas o que arrecada é suficiente para a patroa não reclamar da vida. Sonha constituir família mas a companheira diz não ter vocação parideira e que um mamão é mais que suficiente.

Ninguém sabe ao certo em que consistem os hábitos do dragão de Miragaia mas existem várias teorias avançadas por gente de bons costumes e racionalidade desinteressada. Há quem diga que ele é um animal de hábitos! Que se alimenta à base de tremoços, amendoins regados com o ocasional copo de cerveja a pressão, mas também há muitos que afiançam terem muito cuidado para não serem incinerados pelos seus arrotos em labareda, afogueados pelo molho de francesinha. Não pode é abusar porque tem o fígado muito delicado, mas a credibilidade do médico saiu bastante abalada pela certificada profecia da vidente lá do bairro. Vão ser dois a zero, assevera, e ai de quem logo mais à noite ouse perturbar o prognóstico.


4 comentários:

Teté disse...

A fotografia está fantástica, parece mesmo um dragãozinho em miniatura! :)))

Rafeiro Perfumado disse...

Bem feita, o progonóstico falhou! Toma, toma!

PB disse...

Parabéns, Paulo, pela época do teu Porto. Quanto ao Falcão, claro que estou a torcer pela saída dele. Que grande, grandíssimo jogador...
Abraço

Tó disse...

Mais uma Labareda do Dragão!!!!
Poooooooooooorto