quarta-feira, maio 13

dívidas não cobram tristezas

Partilhar

Estamos carecas de saber que o Estado é o maior caloteiro e que deve aos contribuintes, às empresas, às câmaras, aos tribunais… Os serviços camarários por sua vez devem aos fornecedores, às empresas construtoras, outras de serviços… Depois as empresas devem aos trabalhadores, aos fornecedores, ao Estado… Todos devem a todos e todos devem a quem? Tcharaaammm… Aos bancos, pois ‘tá claro!
É vergonhoso viver num país de caloteiros em que os compromissos assumidos são, na maioria das vezes, deliberadamente esquecidos, mas de que vale reclamar se isso foi sempre assim! Pelo menos desta vez, mais ou menos desde o início do mês, foi no meu caso e sei que de muitos outros também, o Fisco começou a reembolsar os contribuintes que entregaram a declaração de IRS pela Internet em Março. O meu já cá canta. Fica pelo menos o exemplo desta medida de justiça num tempo de vacas magras mas que não se julgue que desta forma o Estado deixou de dar o calote ao zé povinho. Serão estes os nublosos tempos de mudança ou então porque será que cada vez mais me cruzo com automóveis caracterizados com o logotipo do cobrador de fraque?

22 comentários:

mjf disse...

Olá!
Tu és dos felizardos que recebes????
;=)
Eu nunca vi nenhum carro ou homens de fraque...:=(
Eu sou míope...mas é verdade...

Beijocas

Gi disse...

Pois eu sou daquelas que não recebe: paga.

E quanto a teres recebido, és um lírico e aposto que ainda acreditas no pai natal.

Conheces uma palavra chamada E-L-E-I-Ç-Õ-E-S? Pois. À conta deste "belo" exemplo de retorno do dinheiro que é teu por direito a tempo(??) muito porão um votozinho a preceito e em conformidade na urna eleitoral.

paulofski disse...

Sabes que acredito na tua “revolta” Gi? Pois eu acredito no esforço do trabalho e que os nossos impostos deveriam ser devidamente aplicados. Ser reembolsado é uma "coisa boa", é sim senhor! Eu sempre fui e porquê? Porque sou funcionário do Estado e recebo pouco para descontar muito. Se este ano o Fisco iniciou o reembolso tão cedo é porque pode, e eu pergunto porque não o fez nos outros anos? O dinheiro que devolve mais cedo é o dinheiro que pagámos a mais em sede de IRS, significa que nos anos anteriores também o poderiam ter feito e não fizeram e o dinheiro só lá ficou a ganhar juros em proveito do Estado. Que saiba nunca ninguém recebeu juros dessa retenção indevida por tanto tempo. O que se torna injusto é que se for o contribuinte a falhar um pagamento de impostos, a fazer retenção ao imposto, o mesmo é punido com coimas e juros de mora, mas quando é o Estado a fazer o mesmo, a coisa acontece de modo diferente. Agora se será para que os eleitores cheguem a Junho ainda com algum dinheiro nos bolsos e dessa forma servir de engodo para as eleições que se avizinham, acredite quem quiser!

Sandra. disse...

:))

Nós sempre recebemos, este ano é poucuxinhu e para o ano acabou, pq n fazemos descontos para o irs, opção da entidade patronal. Saxo normal?? não, mas tb n axo mal, embora o dinheiro junto, fizesse mui jeitinho :)))

xinhinhus pa tu da lua

Feitiozinho disse...

A verdade é que o Estado paga sempre, é sempre um "bom devedor". Na minha opinião deveriam ser penalizados como todos nós: não pagamos a tempo e horas levamos logo com a bela da multa.

A verdade é que com isto os senhores do governo conseguem "emprestimos sem juros", claro que se esquecem das dividas das empresas, dos seus trabalhadores... é uma pescadinha de rabo na boca, infelizmente não há nada a fazer...

Carla disse...

ehehe sortudo...já aí tens o teu dinheiro. Ma, sabes o que é mai lamentável é que se o Zé povinho não pode pagar o Estado cai-lhe logo em cima com penhoras e coias do género. Quando a sitação se inverte, o pobre do Zé que espere e é se quiser!
beijos

Almeida disse...

O Estado deveria ser uma entidade de bem,mas ao que assistimos não é bem assim.Se este ano cumpriu com as suas obrigações não fez mais do que as suas obrigação,mas é ano de eleições,depois volta tudo na mesma.
Um abraço

Si disse...

Que susto que eu apanhei no 'reader', com este post escrito em letras GIGANTES!!
Estou plenamente de acordo com a Gi e consigo.
É uma medida eleitoral, que devia ser um princípio. Mais do que um princípio, até, um exemplo, que o Estado devia dar a todos. Costuma-se dizer, respeita para seres respeitado e na maior parte das situações, isso não acontece, com a balança a pender sempre para o lado dos grandes incumpridores, em detrimento daqueles que se desdobram em esforços hercúleos para cumprir...
E não digo mais nada, porque senão isto vira outro post....

PB disse...

E cada vez há-de haver mais caloteiros por aí, do jeito que as coisas se estão a pôr...
Abraço

Rafeiro Perfumado disse...

Tens lá cunha? O meu nem vê-lo. O curioso no teu raciocínio é que depois o Estado empresta aos Bancos, isto é, empresta-lhes o dinheiro que nos cobra para depois estes nos emprestarem. Confuso, não? Era pendurar esses bancários todos!

Patti disse...

Eleições à porta, meu amigo, eleições à porta!

E eu só não faço o mesmo lá no meu blogobairro, porque não devo nada a ninguém. Quer dizer, vocês não pagam as coimas, não respeitam as minhas leis pudicas e depois ainda exigem reembolsos?
Isso é que era bom!

Ass: A PresidentA

paulofski disse...

Rafeiro, o mais engraçado é que o Estado depois de emprestar aos bancos também lhes fica a dever, estranho não! Era pendurá-los pela... gravata, e a alguns bancários era enjaulá-los! Ahh... já está lá um!

paulofski disse...

Subentendido cara PresidentA, subentendido. O lema do Estado é: B(r)anco mais b(r)anco não há.

paulofski disse...

Si, em letras gigantes! Digo-te já que não há nenhuma relação entre o tamanho das letras e o valor reembolsado, que é tão poucoxinho!

paulofski disse...

Tal e qual Almeida, nós sabemos o que a casa (Estado) gasta.

paulofski disse...

Infelizmente Pedro, a começar pelos patrões que deixam os trabalhadores à porta e de bolsos vazios.

Abraço

paulofski disse...

mjf, se recebo alguns trocados de volta é porque descontei mais do que a conta. Carros e carrinhas de fraque, parece que é um negócio em expansão.

Beijo

Inês Brito disse...

Eu ainda não tenho tais preocupações mas assusta um bocadinho.

Bj,
(i)

Anónimo disse...

Não sei que trocas e baldrocas eles arranjam, mas a maioria das vezes pago.
Também já inha notado o amento dos carros do fraque, já...

FM disse...

O meu (pagamento) será lá para Agosto, infelizmente.~Era bom se não pagasse...
Abraço.

Kok disse...

Não sei se isso tem a ver com as eleições. Mas acho que não é favor nenhum que os reembolsos sejam efectuados rapidamente.
Agoranão é por isso que "boto o boto" nos gaijos.
Aliás, estou com uma dificuldade do catano porque nem sei em quem NÃO votar.
Akele abraço, pah!

Ka disse...

lá, ó faxabôre... :P

Pois eu acho que não me fazem nenhum favor em devolver agora uma vez que paguei adiantado. Além disso tive mais despesas e recebi menos...senti-me roubada ao ver o resultado!

E se queres que te diga acho que este governo é perito em medidas populistas tais como inaugurar uma escola cheio de comunicação social e depois no dia seguinte a escola não funciona ou funciona cheia de problemas porque não há as condições humanas para assegurar. E como têm feito isto em tudo eu não acredito neles...sou muito desconfiada maesmo....

Beijinho

ps - as letras no reader estão GARRAFAIS!!!