segunda-feira, maio 18

20 anos de carreira

Partilhar




2ª feira, 8 horas da manhã, chegado à portaria da instituição para dar início a mais uma semana de trabalho, uma multidão ruidosa o aguarda, o aclama em euforia. Ele pára espantado, olha em volta procurando a razão de tamanha confusão e fica estático ao notar que não tem ninguém atrás de si. Era dele o uníssono grito, do seu nome, e isso retirou-lhe qualquer dúvida. Para além de muitos desconhecidos empunhando cartazes de saudação, amigos entre colegas de trabalho, comunicação social e câmaras de televisão, destacava-se o conselho de administração em peso com o presidente em destaque, empunhando uma brilhante salva de prata. Nervoso e apático, absorto pela recepção, avança lentamente tacteando com a ponta do sapato a cada passo na passadeira vermelha. Flashes são disparados e dezenas de microfones disputam a sua boca esperando as primeiras reacções contidas em palavras de comoção. O que são para si estes 20 anos de carreira xôr funcionário? Nenhum ser humano é igual a outro, começa por responder, cada qual possui particularidades, características, uma visão própria do mundo, atributos e talentos. Uns nascem com uma habilidade extraordinária para jogar à bola, outros exibem atributos para o estrelato no audiovisual, alguns têm oratória para a liderança política, muitos para viver à custa do outro, mas para cada ocupação há um talento específico, uma vocação, que faz com que o seu possuidor se destaque dos demais. Há quem chegue aos vinte anos de uma profissão, de dedicação numa carreira e nela continue sem grandes possibilidades de progressão…

Ahhhh... logo agora que a esta imaginação estava tão interessante tinha de tocar o telefone!

11 comentários:

Si disse...

Tudo o que está escrito aqui, aconteceu-me na comemoração dos meus 25 anos de carreira.
E não foi imaginação...

O telefone tocou mesmo!!

P.S. Deixem-se lá de contas, que eu comecei foi a trabalhar cedo, sim???

Tó (Mano) disse...

Coincidência...este ano em Dezembro, também celebro os meus 20anos de carreira, só não espero tanta celebração!!! se tocar um telefone, pelo menos que seja um novo!

Abraço Mano

Teté disse...

Imaginação delirante, diria eu: estavas a sonhar???

Mas também não era preciso o festejo ser assim tão espaventoso, bastava haver um mínimo de consideração. Ao invés de se ser despedido ao fim de 20 ou mais anos de carreira, porque se está a "ficar velho", como conheço casos...

Beijocas!

PB disse...

Queres vir à Luz? Lololol É que o jogo da Luz é no sábado e a tu festa é só domingo!!! ;)
Abração

Almeida disse...

Nos tempos que correm ter vinte anos de carreira é um milagre.

Um abrço

mariam [Maria Martins] disse...

Paulo,

Parabéns! pois então :)

e, o jeito é ir 'engendrando' actividades paralelas e gratificantes, este blog, a 'bici' por exemplo! né??

eu, já fiz 25 no dia exacto do meu aniversário em Abril último!

um grande abraço e o meu sorriso :)
mariam

Patti disse...

20 é obra! Parabéns e a festa já fizeste por aqui.

Sandra. disse...

:))

ena ena quanta imaginação :)) e pelos vistos foste acordado pelo ring ring lol salvo pelo gongo :))

É como te disse, mais 3 anitos e se calhar tinhas tomado conhecimento do meu caso ;))

xinhinhus pa tu da lua

nb - e tal como o teu pai disse, é um milagre nos dias de hoje 20 anos de carreira. O meu marido trabalhou 15 anos em uma empresa para xegar a um dezembro e receber uma carta de despedimento colectivo a iniciar em janeiro, 2 anos em casa, todas as portas fexadas, até q lá se abriu uma mui tempo depois.

Ka disse...

lá, ó faxabôre...


E que venham mais alguns é o que te desejo com o mundo como está...

De facto fazeres 20 anos de carreira no mesmo local é obra!

Beijinho

Gi disse...

Parabéns, xô funcionário. Eu já fiz 26!

Anónimo disse...

Oh! Hoje me dia, já ninguém faz 20 anos... Que saudades desse tempo em que andava por paragens distantes!