quinta-feira, fevereiro 26

condição

Partilhar

O que é ser diferente? Qual o padrão que estabelece a diferença? Somos todos iguais e no entanto temos tantas diferenças. Por mais que procuremos ver semelhanças, a diferença está em cada um de nós e essa característica nos torna especiais. Afinal somos todos iguais, e é com as várias diferenças, com as nossas e as dos outros, que temos de viver. Mesmo na dificuldade em saber lidar com o preconceito e a desigualdade dos outros, devemos perceber e aceitar essas diferenças, sejam elas visíveis ou não. A diferença não pode só ser vista pelo lado negativo. Quantas vezes não gostaríamos de ser diferentes, de nos distinguirmos por esta ou por aquela qualidade que não temos? E quando possuimos alguma diferença desejaríamos não tê-la, porque ela distingue e discrimina. Faz com que se olhe com pena e muitas vezes com indiferença. Qualquer que seja a resposta à minha pergunta, a diferença apenas tem o valor que lhe quisermos dar.


p.s: Na busca à minha pergunta "o que é ser diferente?" a net levou-me a descobrir a história de vida do Manuel Francisco. Não o conheço, mas a sua resposta inspirou este poste. Cliquem no link e descarreguem o texto em doc. Aconselho a sua leitura.

4 comentários:

Sandra. disse...

:))

a juntar a tudo isso, a essa força toda mais q espectacular q ele tem, devemos nos lembrar de todo o sofrimento q passa pa atingir as metas por ele delineadas. N é fácil de todo.

xinhinhus pa tu da lua

Gi disse...

Na condição de diferentes mas perfeitamente integrados na sociedade conheço 2 pessoas:
Uma, é amiga da Fátima da Simecqcultura, uma pessoa com parelisia cerebral, formada em História e completamente integrada e acarinhada na Universidade onde labora.
Aindaandei à procura de um artigo sobre ela que eu tenho, mas não o consegui encontrar.
Se e quando o encontrar faço um post.

Outro é o meu filho mais novo, um sobredotado, mas a quem sempre fizemos questão de dar uma vida normal, pois é dentro da normalidade que tem de viver; apesar de dar aos progenitores imenso trabalho educá-lo, temos visto, pelos resultados, que temos feito um bom trabalho.

Vera disse...

Paulo, passa no vekiki e recolhe, para postares no teu gabinete, uma das frases de Mia Couto que publiquei. São o meu presente de 1º aniversário de blogue para todos os que me leem e passam por lá :)
Bjs
E viva a diferença ;)

Borboleta disse...

Infelizmente não consegui visualizar o texto que referiste (estou com um problemazito no meu pc)
Seja como for, a questão é deveras importante e acaba por ser assunto que nos leva a pensar...
Gosto de ser diferente dos outros mas tendo alguma semelhança/igualdade

Beijos