terça-feira, maio 13

produtos tradicionais

Partilhar

Antes de dizer aquilo que vou dizer, e caso a ASAE venha fazer uma fiscalização no gabinete, declaro desde já que nada me move contra os seus fiscais e, caso encontrem umas peúgas sujas, fotos indecentes ou uma barata gordinha em algum canto recôndito da caixa de comentários, desconheço a proveniência. Declaro também que aquela caixinha de cartão, ali à beira da porta, foi trazida pelos meus pais, regressados da terrinha dos meus avós.

Nada tenho a opor se a ASAE apreende discos piratas e vestuário contrafeito; se encerra estabelecimentos cuja higiene é, no mínimo, duvidosa; se persegue ferozmente os antros onde perigosos malfeitores se reúnem para fumar um cigarro enquanto tomam um café. Mas francamente, não dá para entender os métodos de actuação, principalmente quando se apresentam com a fronha tapada. Serão assim tão feios?

E já agora, o que os move contra os produtos tradicionais?

Bem sei que a ASAE não legisla e que apenas a faz cumprir. Ok, tudo bem! Até se compreende. Mas como consumidor julgo ter o direito de preferência. Sei do que gosto e não preciso que me digam o que é bom para mim. Tenho absoluta confiança nos produtos tradicionais da nossa terra, naqueles que sei como foram confeccionados, naqueles que foram manuseados por mãos habéis e sábias, naqueles que conheço quem os plantou e quem os colheu, naqueles provenientes de animais verdadeiramente domésticos, naqueles que quando trazidos pelos meus avós das suas aldeias, me deliciavam com o sabor e aroma inconfundíveis.

Querem saber o que está dentro da caixinha de cartão?








E tudo isto sem rótulos, sem embalagens, sem prazos de validade, sem facturas, sem controle de qualidade mas de origem bem demarcada.



18 comentários:

Patti disse...

PRIMEIRAS: A bola de carnes é p'ra mim!
E não estará por aí perdida, no fundo da caixa de cartão, uma garrafinha de um tinto velho

paulofski disse...

Vinho não há desta vez, mas como foste primeiras, a bola de carnes é todinha pra' tti, patti. (risos)

Beijo.

liamaral disse...

Ai Meu Deus que tu agora fizeste-me babar!! Que ricas cerejas e a bola de carne? Tem tão bom aspecto!!!!!!!!!!!

Tu és mau, muito mau!!!

:)

Anónimo disse...

Oh Paulo, como eu te entendo.
Aliás eu já escrevi algo parecido ainda que não fosse dirigido à ASAE.
Também por isso, como eu te compreendo.
O que (também) não entendo é nessa caixinha da cartão não se vislumbre nem sequer o cheiro de um tinto, seja ele transmontano ou não! Para mim nem precisa de ser velho; desde que se possa beber...
Será que a tal caixinha não tem post scriptum?
Akele Abraço, pah!

LeniB disse...

Daqui a uns dias sou eu que vou à terra buscar coisinhas parecidas, para me regalar com o sabor genuino do queijo da serra, do bolo de azeite, das cerejas acabadas de colher, das batatas...(e não partilho com ninguém!!!!!)

mariam [Maria Martins] disse...

"grande" prosa...

posso tirar duas cerejas?? adoro!

um sorriso largo :)

paulofski disse...

Lili, olha que ainda há cerejas, a bola de carne é que já acabou!

Beijinho

paulofski disse...

Tem que ser Kok!
Da próxima vez talvez venha directamente da adega cooperativa da casa do povo um garrafão de tintol maduro.

Abraço amigo.

paulofski disse...

Ah, mas devias partilhar lenib, são coisas tão boas!

Beijinho.

paulofski disse...

Tira mais Mariam, antes que acabem!

Beijinho.

Olá!! disse...

Paulofski, amigo, estou contigo :)))

Um viva às mãos hábeis, ao produto tradicional e a Mós do Douro

Beijosssssssssss

Paula Crespo disse...

Ok, a que horas é o pic-nic??? Já estou com água na boca...

paulofski disse...

Viva! Um dia destes falo dessa terrinha tão tradicionl e modesta.

Beijossss Olá

paulofski disse...

Bons olhos te vejam Paula. Olha que deste repasto já pouco resta. Da proxima vez trarei mais produtos tradicionais.

Beijos.

Xanda disse...

Sei bem do que falas, os meus pais antigamente lá no "estaminé" podiam vender os rissois, bolinhas de carne e bolinhos de bacalhau feitos pela minha mãe e smp td mto saboroso e limpinho. Agora têm de comprar e na gd maioria os rissois é mais massa que carne, os bolinhos de bacalhau mais batata que bacalhau... enfim uma tristeza.
Bjnhs... ah eu levos os ovos p/ fazer um bolinho caseirinho, pode ser?

paulofski disse...

Podes Xanda, olha que são de galinha poedeira. Depois quero uma fatia desse bolo.

KNOPPIX disse...

Temos tanta coisa boa na nossa terrinha e a ASAE quer tirar-nos o prazer de comer :(

Só por isso, no fds vou a Resende buscar umas deliciosas cavacas húmidas e depois a Lamego buscar umas belas bolas lololol

Abração

paulofski disse...

Ah é Knopp, se fores a Resende e passares a ponte da Ermida, da margem dtª, abre bem essas narinas e aprecia o aroma de um cachão de cabrito assado com arroz de forno que vem da terrinha da minha mãe.

Abraço