domingo, agosto 1

viagem medieval

Partilhar



Considerada a maior recriação histórica do país e a maior recriação medieval da Europa, a Viagem Medieval decorre durante esta semana, até ao próximo Domingo, em terra de Santa Maria, na Feira. É uma miscelânea de emoções, de cheiros e sabores que nos transportam numa viagem no tempo para reviver os encantos da Idade Média. Os visitantes podem aderir ao evento, sentir a animação e fantasia, conhecer os hábitos de artesãos, artífices e mercadores, a azáfama do seu trabalho, o desafio dos jogos, das pelejas e dos torneios, o prazer dos momentos de convívio em ceias e grandes festas em que música e dança se tornam momentos de absoluta magia. Passamos por ruas e locais pejados de gente, fomos bebericando por canecas de barro a refrescante sangria de frutos silvestres e provando muitas coisas boas e iguarias da época. Em qualquer esquina o povo se aglomera para assistir à passagem de um cortejo, à representação de um auto, à actuação de um grupo de músicos ou de bailarinos, a torneios de espada, e se curva à passagem de grupos de nobres a cavalo ou se desvia dos mendigos e das arruaças populares. Retirando o devido enquadramento, é uma festa que em tudo se assemelha ao que se pode assistir em outras terras, como em Silves ou em Almeida, em Óbidos ou Castro Marim.

Ver um monge a falar ao telemóvel ou um grupo de plebeus reunidos a fumar não é verdadeiramente uma reconstituição de figuras e de factos da história, mas retirando esses e outros grandes pormenores, como ter de deixar o carro longe, a imensa multidão e filas para algumas tabernas, bem como os preços mais caros a cada ano que passa, já é tradição irmos e não dispensamos a nossa Viagem Medieval, onde todos os anos encontramos algo de novo e o entusiasmo e divertimento estão sempre garantidos.

Recomendo uma visita.


6 comentários:

Teté disse...

Se estivesse mais perto, aceitaria a tua sugestão... :)

Diverte-te!

ψ Psimento ψ disse...

Fui lá uma vez e adorei. Já lá vão alguns anos. Acho que vou aproveitar que o Theo está cá para lhe mostrar. Obrigado pela dica. Abraços.

Gi disse...

O problema é a confusão para chegar a estes eventos. Eu e Mr. Darcy temos horror a multidões.

FM disse...

Lá irei, como todos os anos, para beber nas canecas que se vão juntando aqui em casa... (risos)
Abraço.

Nanny disse...

Tive oportunidade de assistir a um cenário e ambiente identico ao que descreves, em Junho passado no Machico... mero acaso, estava de férias na Madeira e vi um cartaz, e rumámos à festa medieval :-)

Excelente!

Beijoca

Anónimo disse...

Já pensei em ir lá, mas todos os anos desisto, porque odeio multidões. Já me chegam aquelas a que algumas tarefas profissionais me obrigam.
Obrigado pela sugestão, anyway...