segunda-feira, julho 20

um sonho tornado realidade

Partilhar

Activadas pelos módulos de memória, deixo as lembranças da minha mãe pousarem suavemente no chão fino e poroso deste gabinete.
Num domingo quente, 20 de Julho de 1969, tinha eu 3 anos e uns mesitos e o meu irmão estava muito perto de soprar as velas do seu segundo aniversário. A casa estava num reboliço, quase vazia. Para além de nós os quatro já só restavam caixotes cheios de esperança, algumas cadeiras, as camas e pouco mais. Em cima de um desses caixotes estava a nossa televisão, sim, aquela da foto, uma daquelas de caixa de madeira e válvulas. Os preparativos da mudança para a casa nova já se faziam há alguns dias e a nossa chegada estava programada para o dia seguinte. Bem cedo a nossa mãe deitou-nos e despediu-se com um beijinho e um sorriso maroto, de quem prepara uma grande surpresa. Pouco antes das três da manhã fomos meigamente retirados do nosso planeta dos sonhos e levados para alunar no colo do nosso pai para assistir aos astronautas da Apolo 11 que chegavam à Lua. Pela primeira vez via-se a superfície lunar de uma forma tão nítida, um ambiente hostil de cinza, crateras e escuridão. Cheios de sono, lá nos foram mantendo acordados e informados sobre o que era a falta de gravidade ou porque não estava deitado na minha caminha, de tudo o que se passava lá tão longe, para que fossemos também testemunhas de um feito nunca antes alcançado por um ser humano que pisava outro planeta, mesmo que fosse apenas o satélite que todas as noites espreita a Terra. Pensando bem, acho que era por isso que muitas vezes me diziam que eu andava sempre com a cabeça na Lua, não sei! Bem, adiante, e lá estavamos nós, ensonados, a ver um homem movendo-se desajeitadamente com um fato esquisito, que representava toda a humanidade e dava um pequeno passo, o tal salto gigante, dava passos tão desajeitados como eu que ainda mal dava os meus.
Naquela noite, pela madrugada fora, grande parte da população mundial ficou colada aos televisores a assistir à mais extraordinária transmissão em directo de todos os tempos. Muitos portugueses recordam-se bem dessa noitada emocionante, das imagens a preto e branco, dos contrastes daquela sequência de imagens desfocadas e pouco movimentadas, da voz do locutor José Mensurado que comentava o inédito acontecimento. Escusado será dizer que não me lembro de rigorosamente nada mas, mesmo assim, agradeço que a minha mãe me tenha feito estar lá e com eles pousar no Mar da Tranquilidade. A chegada do homem à Lua foi a maior das aventuras e o maior feito tecnológico de todos os tempos. Embora os resultados científicos da missão tenham sido modestos e outros 10 homens tenham pisado o solo lunar até o final do Projecto Apollo, em 1972, nada pode ser comparado à força simbólica daquele passo.
No dia seguinte ao da chegada do Homem à Lua foi a nossa vez de chegar e pisar o chão da nossa casa nova, onde demos grandes e seguros passos em direcção ao futuro.


Frank Sinatra - Fly Me To The Moon



26 comentários:

Inês Brito disse...

Deve ter sido um momento mágico... Se bem que naquela altura acredito que a energadura de tal acontecimento não valesse de muito. :)

Bj,
(i)

Inês Brito disse...

*envergadura

FM disse...

Não foi graças à Lua mas graças aos milhares de velocípedes que me lembrei de ti este fim-de-semana... (risos)
Abraço e Boa Semana.

Gi disse...

Mil vezes prefiro comemorar o sonho dos teus pais e teu tornado realidade. Mil vezes!

paulofski disse...

Porquê Gi? Se ela está lá ao alcance do nosso olhar, feiticeira, num esconde-esconde constante, porque não haveríamos nós de a querer tocar, beijar, sentir. O Homem satisfez esse desejo de criança, matou a curiosidade e deixou novamente só no seu mar de tranquilidade, a vigiar este pobre planeta.

NUC disse...

1969...uhm...Não me lembro...Porque será?

Ka disse...

lá, ó faxabôre... :D

Olha eu ainda não era sequer um projecto de gente quando aconteceu mas os meus pais fizeram exactamente o mesmo com a minha irmã mais velha que na altura tinha quase um ano de idade :)

Beijinhos e uma excelente semana

ps - e estou como o FM, também me lembrei de ti por causa das 2 rodas :)))))

paulofski disse...

Olá Inês Brito, realmente para nós pouco valeu mas o que interessa isso agora. Se não fosse naquela altura seria noutra qualquer.

Bjs

paulofski disse...

FM, eu nem sabia que iam fazer o bike tour, só quando pedalava por cima da VCI é que percebi a confusão que tinha havido lá durante a noite. Devias-te ter lembrado de mim no fim-de-semana passado, isso sim.

paulofski disse...

Deve ser da idade NUC! Olha, a tua Cindy Crawford deve lembrar-se!

paulofski disse...

Olá Ka, eu nem sabia essa do bike tour, devia andar na lua é isso!

Fui antes dar umas pedaladas para Gaia e sair da confusão.

Beijinhos e boa semana.

Anónimo disse...

No dia seguinte, à tarde, tinha exame (oral) de Direito Corporativo, essa disciplina aberrante e inútil, mas que no tempo era o suporte da Constituição de 1933.
Deve ter sido por isso que a velhinha de que falas lá no Rochedo pensa que foi o Tomás a ir à Lua!
Vim para Lisboa quase sem pregar olho, mas como o prof estav entusiasmado com a alunagem lá me passou com 12!

Almeida disse...

Mas que bom foi relembrar oque realmente se passou há quarenta anos.

Um abraço

paulofski disse...

Carlos, já deixei no Rochedo o resumo da notícia da velhinha e não resisto a deixá-lo aqui também:

"Então não foi o Américo Tomás!?"

Maria Baptista, 94 anos, na versão desta habitante de Querença, uma aldeia no interior do concelho de Loulé, o Almirante Américo Tomás foi o 1.º homem a pisar a lua, isto porque há 40 anos atrás, em Portugal, o regime impôs-se à história e o telejornal do dia seguinte à chegada do homem à lua, deu prioridade à visita do então Presidente da República a uma fábrica de cimento em Pataias, Alcobaça. TSF, 20/07/2009

paulofski disse...

É pai, eu tenho as minhas fontes.

Abraço e beijo forte à mãe.

Sandra. disse...

:)))

ahhhhhh nessa altura eu inda num existia :))


e é sempre benito recordar né?? memo akilo de q n nos lembramos, eu prizemplo adoro óbir a minha mãe falar de mim, de candu eu era quenininha, menos candu diz keu já era marca RÓSCÓFE...lololllllllllllllll

xinhinhus pa tu da lua

Teté disse...

Há sonhos e sonhos! :)))

Eu não sei o que sonhei nessa noite, pois a mim ninguém me foi acordar. Isto talvez porque os meus pais não tivessem visto, que gostavam de se deitar cedo... ;)

Mas vi no dia seguinte, também com relato do mesmo José Mensurado, que parecia ser o único especialista sobre o assunto nessa época! Mudar de casa só aconteceu uns 3 anitos depois e não gostei mesmo nada! Já tinha naquela rua amigos com quem brincar...

Beijocas e bons sonhos!

Rafeiro Perfumado disse...

Ora deixa ver, 20 de Julho de 1969... devia estar a minha irmã a gritar com os meus pais: EU NÃO QUERO UM MANOOOOOOO!!!

Myllana disse...

Concordo plea evolução da humanidade e aquelas coisas e tal.Foi um feito brutal sem dúvida...Mas a pobre da Laica é que ...sacrificar animais em nome disso e dos comesticos e vaidades me causa muita confusão!
mas enfim...

Boa semana

paulofski disse...

Marca róscófe, Sandra ! Fora das marcas não é? Eu pelo contrário sempre fui um pás d’alma. Feitios!

Beijinhos

paulofski disse...

Teté, e sonhar acordado é o que eu sei fazer melhor. Se o sonho comanda a vida os que os meus pais realizaram sempre deram o rumo certo nas nossas vidas.

Beijocas

paulofski disse...

Deixa-me adivinhar, preferia um Rafeiro!

paulofski disse...

Também Myllana, mas o que me é de todo incompreensível e repugnante é quando se sacrificam seres vivos para apuramento de raças.

Boa semana

Tó (Mano) disse...

As tuas fontes continuam bem informadas.

Eu ainda me lembro da Mãe nos acordar a meio da noite e da tua cara de sono, e quando viste que era para ver um motoqueiro com um capacete esquisito a dar uns saltitos, ainda ficas-te mais chateado ( não me lembro nada disto, mas de certeza foi o que aconteceu...)

Abraço LUNAR

paulofski disse...

Ahhh... tu não te lembras porque ainda andavas de fraldas. :P

Abraço cheio Tó.

Sandra. disse...

:))

marca róscófe pq a minha é mui exagerada lolollllllll sempre fui ma kida, paz dalma se calhar n pq era mui mexida e assim :))))

xinhinhuuuuuus