terça-feira, janeiro 20

a time for change

Partilhar

Hoje tomará posse oficial da presidência dos Estados Unidoso o 44º presidente americano. Barack Hussein Obama, 47 anos, o primeiro negro a presidir ao país, assume os destinos do mundo. É como o coroamento de uma jornada histórica e, quer se queira quer não, o seu governo marcará para sempre o início de uma nova era. Obama herda um país de poderes contrastantes, que quer manter a sua gigantesca influência de potência dominante no século XXI e que rápidamente se encaminha para uma das maiores e sérias crises económicas da sua história, cuja gravidade coloca até em causa a sua própria hegemonia mundial. Será o começo do fim dessa supremacia que moldou o planeta tal como o conhecemos hoje? Será a sua governação centralizada inicialmente para os graves problemas internos, para a sua economia confrontada com uma crise que na verdade ainda não se conseguiu delinear a sua verdadeira extensão? Será Obama suficientemente capacitado para enfrentar com sabedoria e competência os desafios que vai encontrar? O esforço que se lhe depara, para vencer as dificuldades do futuro, torna a posse de Obama um evento relevante. Além de ter que lidar urgentemente com esta crise económica, ele terá de resgatar o respeito, a imagem e algum apreço de que os Estados Unidos tinham no mundo, mas que foram destroçados pelo governo de Bush, responsável por parte do ódio que os americanos despertam na maior parte do mundo. Tolerante e pragmático, Obama será o presidente de uma outra América, ciente mais de tudo que a sua política, o efeito das decisões que tomar e o caminho que seguir, afectarão e se estenderão aos quatro cantos do planeta.


Bruce Springsteen - Working on a Dream


7 comentários:

FM disse...

Interessante, escolhemos a mesma imagem... E olha que vi umas 50. (risos)
Abraço e... Yes, we can!

Vera disse...

Eu já disse muitas vezes e torno a dizer, com muito gosto, no teu gabinete - acredito na mudança e acredito em Obama. A América tem características com as quais não simpatizo, mas é uma nação de pessoas solidárias (sei o que digo e porque digo). Acredito que apenas a mudança que significa a eleição do 1º homem negro neste país, já será factor suficiente para incrementar ainda mais o espírito solidário deste povo. E solidariedade é precisa! No Mundo de hoje, nos povos de hoje.
Yes, we can :)

Patti disse...

A ver vamos. A grande mudança não será imediata, precisará dos dois mandatos. Desejo-lhe muita sorte, pois não vai ser pera doce.

DANTE disse...

Quando a esmola é grande...

Um abraço

Gi disse...

Dado que as mudanças demorarão bastante, espero que ele se consiga manter intacto na sua moral.
Boa sorte para ele e para todos nós.

maria inês disse...

Que o mundo tenha acima de tudo consciencia que ninguém muda o que quer que seja, sózinho!

Anónimo disse...

Tenho esperança, mas também algum receio que se não cumpra.Por agora prefiro pensar qu tudo vai correr bem, para não estragar a festa que me deixou com pele de galinha