segunda-feira, junho 23

olhó balão

Partilhar



O Porto é cheio de tradições. Para além de outras festas, de outros “sanjoões”, hábitos sazonais que fazem a população sair à rua para festejar as conquistas do Futebol Clube do Porto, hoje é véspera de São João. É a maior festa da cidade, de forte cariz popular. Nada está previsto, tudo é natural e improvisado. Todos estão bem animados e dispostos para a boa disposição.

Os tripeiros mal terminam o seu dia de trabalho, começam discretamente a preparar a festarola. Ao jantar, em casa ou em restaurantes típicos, não pode faltar à mesa as caríssimas sardinhas assadas, as fêveras e petiscos tradicionais bem regados com vinho verde ou cerveja. Depois do repasto, reúnem-se grupos de amigos e conhecidos, de todas os locais e arredores da cidade, e organizam-se as rusgas de São João. Os mais tradicionalistas não saem para a rua sem os alhos pôrros e molhos de cidreira. No entanto a maioria mune-se de um “armamento” mais moderno, duro e ruidoso, que já acabou por ser aceite e tornou-se imprescindivel na tradição, os martelos de plástico. O início do percurso é inevitavelmente nas Fontaínhas, os seus odores, as suas gentes típicas, o comércio de banca e as cascatas sanjoaninas. Os foliões descem então até à Baixa e à Ribeira para assistirem ao fogo de artifício, actualmente mais vistoso e explosivo fruto da “guerrinha” das autarquias Porto/Gaia.

- E quem lucra é o pobom, ó morcom!

A partir daqui a festa é constante onde ricos e pobres convivem uma noite de inteira fraternidade e animação.

- Ó patego, olhó balom!

No ar, quais pirilampos voadores, sobem balões largados por todos os pontos da cidade, salpicando os céus de luzinhas trémulas, derivando ao sabor do vento. Nos bairros a festa continua. Há bailaricos organizados pelas comissões, os artistas dão sabor à música popular, fazem os tripeiros dançar até o dia raiar. Os foliões deslocam-se para os pontos de diversão em Miragaia, Massarelos, Boavista e Foz. Faz-se o percurso a pé, à martelada, em comboinhos de pessoas desconhecidas que dão as mãos e se abraçam. São milhares as pessoas que pejam as ruas, onde não há atropelos, as zaragatas são de imediato sustidas pelos populares, os beligerantes rapidamente selam a paz com mais um copo e uma pancada de alho pôrro de amizade. Os matraquilhos, os carroceis, as pistas dos carrinhos de choque não faltam a quem queria brincar. O cheiro dos manjericos, da sardinhada, das farturas e do suor inunda o ar e inebria a multidão. Procuram-se as barraquinhas dos comes e bebes para confortar as barrigas e dar um merecido descanso às pernas. O espírito sanjoanino dura até que, nas praias da Foz, alguns guerreiros do martelo, exaustos e enamorados, ficarão a aguardar os primeiro raios de sol, ou as sombras do nevoeiro, como estava esta manhã.

Bom Som Joaom ó faxabôre, carago.


Imagem daqui


10 comentários:

Patti disse...

Nunca lá fui. Já vi muitas fotos de amigos, assim um pouco desfocadas por causa da pinga, já vi as imagens na tv, reportagens em revistas, etc.

Parece-me gente a mais, aqui como no nosso St. António; ninguém se consegue mexer.

Mas adorava ver a subida dos balões, dizem que é lindo.
E o fogo. Claro, o fogo! Festa que é festa tem de ter fogo!

E também gosto de cumbibêri com o pobom! Olha vou este ano às festas de Viana, 4 dias que também nunca estive ao vivo. Depois conto.

E bom Som Joaom ó faxabôre, carago.

LeniB disse...

Pois eu cá já passei uns são juanitos nessas bandas...até lancei um balão e tudo...pena ter caído logo a seguir, mas também não lhe dei a inclinação devida...o binho já falava mais alto...tb andei à martelada, levei com um alho porro na tola...foi da maneira que acordei para ver o fogo de artifácio!!!!!
boa semana e dá um beijinho meu ao santo...que o gajo é bom rapaz...deve-se lembrar de mim!

Olá!! disse...

O S. João é tudo isso que muito bem relatas, mas não é para mim :)

O meu S. João, normalmente é em casa de familia próxima, no meio de nada, onde se podem ver os balões muito melhor, porque o céu é mais "limpo"...
Claro que não dispensamos os tradicionais grelhados, o fogo de artificio e o lançamento de balões, que faz rir pequenitos e graúdos.... no meio de alguma tentativas frustradas há sempre alguns que conseguimos segurar direito, ter paciência que se encha de ar quente e...lá vai eleeeeeeeee... sobe...sobe.... adeus balão :)))))

Bom S. João:)
Beijosssssssssssssss

liamaral disse...

É festa é festa!!! E S.João é muita festa!

:) Beijo e diverte-te!

paulofski disse...

Xiça. Depois do almoço e de uma bejeca é que me apercebi dos erros ortográficos. Ó messa, estou mesmo a precisar de tomar umas marteladas na mona.

É uma noite do carago, lá isso é Patti, e se a gente não se conseguir mexer então bebe-se logo uma pinga para mexer com a gente. Às festas do Santo António de Lisboa também nunca fui. Deixa-me ser um bocadinho bairrista e dizer que a nossa é bem melhor, "penso eu de que..."

É preciso muita técnica e experiência para levantar o balão. O que não pode acontecer é depois da noitada ter que bufar ao balão, isso é que não pode ser, rebenta na certa. Deixa comigo Lenib que darei uma martelada na cabeça do santo.

paulofski disse...

Para mim o São João não tem o mesmo sabor se não for passado na rua. Já tive alturas em que acabei por ficar em casa de alguém mas acaba por saber a francesinha sem molho, tás a ver Olá.

Bom S. Jonh

paulofski disse...

Onde passares este Lili, diverte-te também. Eu vou para a Baixa que me quiseres ver (risos).

Beijos e Bom Som Joaom

Paulo Tomás Neves disse...

Ó faxabôre,

Olha o balão, na noite de São João
Para poder dançar bastante
com quem tenho à minha espera
Ó-i-ó-ai, pedi licença ao meu Pai,
e corri com o meu estudante
Que ficou como uma fera

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico
E tenho um gaiato aqui dependurado,
Que é mesmo o retrato do meu namorado

Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó

Olha o balão, na noite de São João,
Para não andar maçado da pequena me livrei
Ó-i-ó-ai, não sei com quem ela vai,
cá para mim estou governado
Com uma outra que eu cá sei

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico
Tenho uma gaiata aqui dependurada
Que tem mesmo a lata, lá da namorada


Olh'ó balão

Um abraço com direito a alho pôrro :-)

paulofski disse...

Paulo, põe um chapeuzinho para proteger a tola da martelada da mulherada.

Abraço e boa noite de São João.

Por entre o luar disse...

:) beijinho e sorrisinhO* bom S.joão..*