sexta-feira, maio 16

porque é preciso

Partilhar

Não é de ânimo leve que publico algo sobre os direitos humanos. São muitas as causas e é triste que assim seja. A violência doméstica, particularmente a que respeita às crianças, é das que mais me sensibiliza e é ainda um assunto tabu na nossa sociedade. Fingimos ignorar que por de trás de portas fechadas a violência familiar é uma realidade. Bater na mulher ou nos filhos é ainda uma realidade em muitas casas. Mas nem só de violência física se trata, é também a violência de não prover as necessidades de um filho, sejam as alimentares, as escolares ou as afectivas. Cada criança abandonada nas nossas ruas é uma vítima da violência de uma mãe e de um pai que não quiseram ou não sabem cuidar da sua "cria". É inquietante quando a nossa opinião pública não responsabiliza esses pais. É inquietante quando a legislação não condena o abandono de menores nas ruas. Qualquer trabalho social começa com a responsabilidade! A crítica social, directa e objectiva, a esse tipo de comportamentos pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança de mentalidades, tal como esta publicidade.







9 comentários:

Anónimo disse...

Paulo, estou contigo sem reservas!
Sabes, eu sinto revolta por tantas coisas, pela injustiça que encerram, que não tenho "espaço" para as descrever todas!
Dessas coisas, a violência doméstica é uma delas; quer envolvam crianças, velhos ou novos pouco importa. É violência!
E tantas vezes me pergunto: porque existe? Já me têm respondido: tu és um idealista que vive num mundo que não é real! Talvez..., porém não deixo de ter em mente a canção do J.Lennon: IMAGINE
Akele abraço, pah!

Rafeiro Perfumado disse...

Um adulto que tem "coragem" de bater numa criança não merece a denominação de humano...

Patti disse...

E lá venho eu outra vez com as minhas perguntas sem resposta:

Com tantos animais na Terra, porque razão foi o Homem o único a ser escolhido para ser o racional?

liamaral disse...

É sem dúvida um tema que dá muito que falar, infelizmente!!
O video esse, faz todo o sentido!!

:) Beijinho

FM disse...

Já passei este vídeo no Vice... Tem uma excelente mensagem. Pena é que as consciências sociais andem adormecidas.
Gostei do teu texto Paulo.
Abraço.

Olá!! disse...

Não há desculpas para a violência gratuita, não há desculpa para o "abandono" afectivo, não há desculpa para a lei da adopção, não há desculpa para a justiça que prorroga a sentença de casos graves... :(((( não há desculpa se fecharmos os olhos

Beijosss e bom fim-de-semana
PS. Já agora um bom dia Internacional da Família :)

LeniB disse...

Há ainda aquela violência que não se vê, aquela que de tão silenciosa nos vai matando...refiro-me à indiferença, ao desprezo...
Infelizmente conheço alguns adolescentes que tudo têm, menos o essencial: o carinho, o amor dos pais.
Para mim é outro tipo de violência.
Bom fim-de-semana
bjs pró norte!!!

Por entre o luar disse...

Muito bom post:)

beijinho e sOrrisinho:P

mariam [Maria Martins] disse...

Olá

O bastonário Marinho e Pinto disse esta semana no parlamento que a violência doméstica não deveria ser crime público, porque inviabiliza a desistência do processo, caso a vítima o deseje...A presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)ficou perplexa
Eu, fiquei enojada!(é uma pena esse homem não ter alguém que lhe é querido, ou ele próprio, ser vítima de sevícias físicas ou psicológicas... e, por vergonha CALAR!)

um sorriso, desta vez triste :(