terça-feira, outubro 5

parabéns sôdona República

Partilhar



Quase todo o Portugal celebrou nesta data o centenário da velha senhora. A aniversariante nunca teve uma vida facilitada. Para além de nascer de parto difícil, passou por conturbados momentos na sua infância e puberdade. Na seguinte fase da sua existência, o intitulado "Estado Novo" fez-lhe a vida dura ao longo de negros anos. Abril clareou-lhe os dias de liberdade e esperança. Enterrou na sua história a dita dura e, ao lado do Povo e da Democracia, a velha senhora tem sobrevivido em sã convivência. Para quem tem cem anos até que está bem conservada. E agora, mais que nunca, compete-nos a nós mantê-la de boa saúde e fazê-la seguir os seus preceitos, não permitir que o Governo faça marcha a ré na sua função, pública.


5 comentários:

Gi disse...

República ... rês pública.

paulofski disse...

E um novo implante, não!?

Dono das galinhas disse...

Com as "cornadas"(1) que há agora entre políticos até parece que voltámos a 1910.
Parece ser mais importante que "a minha teoria" ganhe do que resolverem-se os problemas e ultrapassarem-se as dificuldades.
Mas é o que temos, diz-se.
Será mesmo o que merecemos?

Abraço, pah.

(1) em sentido figurado (evidentemente) já que de outro modo teriam que ter cornos, o que não me parece que possuam!

Teté disse...

Como referiu um comentador no meu canto, a República é uma árvore que necessita ser regada, coisa que todos se têm esquecido de fazer. Pelo contrário, fartaram-se de lhe atirar estrume para cima, quiçá em quantidades despropositadas!

Daí a sua saúde não ser a melhor...

Rafeiro Perfumado disse...

Mantê-la?!? Alguma vez teve boa saúde?