segunda-feira, maio 25

um porto agridoce

Partilhar

Talvez estranhem só agora publicar o meu postinho d’hoje e lhe dar este título mas isso tem uma boa justificação. Depois de assistir ao último jogo do campeonato no Dragão, fomos levados por um mar azul e branco e celebramos até às tantas mais um S. João antecipado nas ruas do Porto. Revivemos a alegria que o nosso Futebol Clube do Porto nos proporciona a cada vitória, e o autocarro da glória desfilou desta vez em plena baixa tripeira o que não acontecia há alguns anos.

"É o tetra, olé, olé", "Quem bate palmas é tripeiro, é tripeiro, é tripeirooo!" A cidade deitou-se de madrugada. Exausta e feliz, mas...

Mas eu ontem vivi um dia de contrastes com os clubes da minha cidade. A convite do meu primo Berto, durante a tarde, fui assistir no Bessa ao derradeiro jogo de uma época muito difícil para o clube axadrezado, onde o meu filho é atleta de judo. Bastava conseguir um resultado positivo frente ao Covilhã para o Boavista se manter na Liga Vitalis. Milhares de cachecóis e bandeiras pintavam as bancadas e os adeptos desenhavam uma expressão de confiança numa tarde de festa que não se vivia há bastante tempo, para dar o calor humano e incentivo aos jogadores na conquista da última vitória. A partida não correu de feição para as hostes boavisteiras, o Boavista perdeu e bem o jogo, acabando assim ingloriamente relegado para a 2ª Divisão, que na prática é a 3ª, sendo a primeira vez que tal acontece a um campeão nacional! Chega assim ao fim uma época de muita luta, em que os jovens boavisteiros sempre mostraram a sua abnegação e amor ao clube por todo o país. Nem mesmo o presunto que a Dona Lurdes da Tasca da Badalhoca oferecia para premiar o primeiro marcador de um golo boavisteiro foi suficientemente galvanizador e moralizador. A missão era complicada, as dificuldades financeiras que o clube atravessa são bastante graves e os obstáculos que se lhes depararam durante a época foram imensos. A equipa é demasiado jovem e inexperiente. O pesadelo do “apito dourado” marcou-os definitivamente. Acho deveras curioso, ou talvez não, o facto de o Boavista descer de divisão juntamente com o Gondomar, mas isso são conspirações para outras teorias. No final do jogo, a tristeza e o desânimo tomaram conta de jogadores, dirigentes e adeptos. Vários saíram do estádio lavados em lágrimas, bastante emocionados, num clima de consternação mas também de alguma resignação, sem no entanto se calarem as vozes de apoio e incentivo ao Boavistão. Força Boavista. Estou certo que este grande e digno clube se erguerá de novo com a dedicação, força e jovielidade dos seus atletas e adeptos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Também estive no Dragão e participei na festa até às tantas. Espero, no próximo domingo, voltar a celebrar, agora em Lisboa e não ficar na segunda feira com uma ressaca de sono como a de hoje.
Tenho alguns amigosm boavisteiros e partilhei com eles a dor que ontem sentiram. Não vai ser fácil o regresso à I Liga, mas tenho esperança que o meu amigo Álvaro Braga Jr leve a empreitada a bom termo.

Si disse...

O Boavista é o meu 2º clube do coração, do qual fiz parte, numa modalidade que já não existe.
Sem dúvida, uma consternação e uma humilhação da qual será difícil reagir, embora queira acreditar que as Panteras Negras ainda hão-de voltar a rugir!!

P.S. Presuntinho da Badalhoca?? E nem assim lá foram? Que desperdício!!!!

Almeida disse...

Também tive pena da descida de divisão do Boavista e do Gondomar.Mas em contra partida o nosso F.C.P vai dar-nos duas alegrias ao sermos campeõs e ganhar a taça.
Um abraço e até à manhã.

mjf disse...

Olá!
Parabéns para os Dragões ( sim eu tenho bom perder) :=)
rhsrhs

Beijocas

Tó (Mano) disse...

É incrivel o que está a acontecer ao Boavista, culpa de quem?? deles próprios? da liga? do Valentim e sua "rica" familia, não sabemos, mas é triste ver o unico Clube realmente eclético na Cidade do Porto,e sentir que mais cedo do que pensamos, vamos deixar de ter um sitio onde os nossos filhos possam praticar desporto (Ginástica, judo...) é muito Triste...Clubites à parte, mesmo em festa pelo nosso Porto, a tristeza de ver o estado moribundo deste Clube não é nada saudável....não há por aí um, messenas?

DANTE disse...

Boavista amigo? Só na MultiVisão! ahahahahah

Um abraço amigo!

Teté disse...

Em primeiro lugar, parabéns aos dragões! (mais para cá ou para lá na arbitragem, neste ou naquele jogo, ganharam o campeonato por mérito próprio)

Quanto ao Boavista, não é verdade que seja a única equipa a descer de divisão, que já tenha ganho o campeonato: o Belenenses também ganhou (OK, lá para os idos anos 50 ou coisa, no século passado) e já desceu várias vezes e voltou a descer agora...

Enfim, há que saber ganhar e perder: jogo é jogo e a vida tem mais que se lhe diga! ;)

Beijocas!

paulofski disse...

Nem sabia mas o mais incrível é que tudo se resume a 1 golo. Por um golo o Boavista teria permanecido à frente do Oliveirense (clube do actual presidente da Liga) e teria permanecido na liga Vitális. O mais irónico é que a esperança ainda reside no famigerado "apito final)

Olá Teté, desculpa mas é verdade. O Boavista foi até à data a única equipa campeã nacional que desceu ao que agora chamam de II Divisão Nacional, o que na prática é a 3ª divisão). O Belenenses nunca esteve na 3ª, resumindo:

A Liga Sagres corresponde à 1ª,
a Liga Vitális à 2ª e
a II Divisão Nacional à 3ª

PB disse...

Oh Paulo, o pior é quando nos festejos metem sempre o SLB ao barulho, que complexo de inferioridade!!!
Quanto ao Boavista, como é que um clube campeão nacional há 8 anos cai tão baixo? Dá que pensar como chegou tão acima ou como caiu tanto...
Abraço e parabéns pelo título