segunda-feira, março 23

reposte 2 [relacionamentos]

Partilhar

Neste oceano de relações que é a nossa vida, é inevitável que se criem vínculos: amizades, carinhos, respeito, cordialidade, preocupação… Mas, por essas mesmas relações às vezes ficamos vulneráveis. São atitudes nossas que não encontram a receptividade esperada, são preocupações que só aumentam a energia desajustada dos problemas e são as palavras, muitas palavras, que dizemos ou que nem dizemos, para não magoar mais, para não ferir, para não ser conivente, ou aumentar as coisas que já estão em desarmonia. Alguns de nós são do tipo que falam demais, vomitam palavras sem contexto, palavras que parecem nem vindas do pensamento. Despejam tudo, inconfidências, palavras e sinais, sem se dar conta do resultado final e que gere mal entendidos, acusações, silêncios. Outros de nós são do tipo que falam bem menos, não “se metem”, meditam bastante sobre o que dizer, têm cautela excessiva e acabam perdendo a oportunidade do momento certo para falar. Têm medo de se expor, receio de se magoar e de magoar, mais medo ainda de não ser aceite, e muitas vezes falam só o que o outro prefere ouvir, resultando um discurso politicamente correcto, incoerente, vago. No entendimento e relacionamento familiar, de amizades ou de grupos sociais a habilidade de comunicar deve ser cuidada, falar apenas aquilo que precisa ser falado, nem uma letra a mais, que é para não “se meter onde não precisa”, e nem uma letra a menos, para não ficar com algo “entalado na garganta”! Muito poucos de nós são bons na arte de comunicar, e mesmo assim em poucos momentos! E já que a vida não tem roteiristas, e somos nós mesmos que falamos “de improviso”, um pouco mais de atenção aos desequilíbrios da nossa comunicação poderá facilitar nas relações, gerando mais empatias e bem estar.



Este fim-de-semana meti a mão ao bolso e descobri que o Paulo me deixou lá este selo, ainda por cima completamente exclusivo, huauuu... quanta honra pá! Agradeço-te todo o destaque que dedicas a este cantinho, e sem nomear nenhum porque sois tantos, reenvio desde já o selinho a todos os que me visitam. Vamos lá a agradecer, ó faxabôre.


15 comentários:

Vera disse...

Obrigada :)
Vou levá-lo já!!!
Bjs

mjf disse...

Olá!
Excelente Post :=)
O selo é lindo e tu mereces.
Obrigada por ser uma das contempladas :=)
ehehehe

Beijocas
Boa semana

maria inês disse...

Obrigada
Obrigada
Obrigada!!!!

Mónica Pereira disse...

Eia, Eia, uma prenda... Beijinhos da cunhada.

Ka disse...

lá, ó faxabôre...


Lembro-me muito bem deste teu post e foi bom ler de novo :)

Beijo e uma excelente semana !

Patti disse...

Muitos parabéns é totalmente merecido.

Borboleta disse...

Tens razão, na vida quer real quer virtual, é impossivel não ter algum tipo de inter-relação com alguém!
Claro que uns com umas qualidades e defeitos e outros com outras, mas o importante é o alimentar das relações quando elas nos fazem bem e nos tornam melhores pessoas, mais não seja a nível pessoal, por isso atrevo-me a dizer que para além de nectar, o teu blog/a tua pessoa, merece bem o prémio e o carinho de amizade que viaja pela blogoesfera!

Obrigada!
Beijos

Gi disse...

É totalmente merecido!
Parabéns!
Na arte de comunicar há uma palavra que pouco se diz: agradecida ou obrigada, vá lá!

Estou muito agradecida por mais um selinho.

Si disse...

Hoje, ando de camioneta de carga a colher os prémios, para juntar aos que estão guardados na garagem, à espera de tempo para os conseguir pendurar na parede de lá de casa.
Por isso, faxabôre de me dar aí um jeitinho para estacionar a dita cuja, que já deixei os 4 piscas ligados, sim??

P.S. E obrigadinho!

Anónimo disse...

Quem muito fala pouco acerta.
Beijos.

Anónimo disse...

É muito justa essa distinção. Parabéns!

Teté disse...

O equilíbrio na comunicação é algo difícil de obter, mas suponho que as pessoas devem falar do que as preocupa para ultrapassar possíveis mal entendidos... :)

Parabéns pelo selinho!

Beijocas!

PB disse...

Não ligo a estes selos, de qualquer forma, obrigado.
Quanto ao post, mais um dos teus, pah! Mas o falar é como tudo o resto, tudo na dose certa!!!
Abraço

Sandra. disse...

:))

lá, ófaxabôre

Tumem é pa mim??

xinhinhus pa tu da lua

Daniel C.da Silva disse...

Bonita reflexão... Gostei muito. Espelha a realidade.

Se tivesses a opção "seguir", ser-me-ia mais facil acompanhar-te automaticamente.

Abraço