sexta-feira, março 13

13 de Março de 2099...

Partilhar

Após a grande revolução andróide, que se tornara o único sistema operativo para todo o sistema solar, a sociedade era a família e educava uma criança de uma forma mais colectiva, sob a influência do pós-humanismo. Assim, como os seus amiguinhos, Félix recebeu o seu primeiro robot educativo, recheado de recursos e programado para ser o seu “big brother” que permitia, entre muitas outras funções, a sua mãe monitorizar todos os passos que dava assim que saísse de casa. Para um miúdo de apenas quatro anos, Félix demonstrava ser bastante inteligente e perspicaz, e dentro da sua inesgotável curiosidade queria conhecer melhor todas as potencialidades do seu novo companheiro. O pai programou o Sócrates para registar e reportar em tempo real tudo o que faziam, o que levou Félix a perguntar-lhes: E se eu não quiser que saibam onde estou? O pai riu, olhou para a mãe e brincou: Oh meu maroto, e eu posso saber como é que um menino do teu tamanho vai andar por aí sem que os pais saibam onde estás? É só para tua segurança, filho… Félix começou a olhar desconfiado para o seu robot. Se ele saía da escola e parava no parque para brincar, logo a mãe ligava a voz do Sócrates e lhe pedia para ter cuidado. Se aceitasse o convite de um amigo, a mãe cobrava explicações por ter trocado o seu caminho normal por outro que não era habitual. Ao longo do tempo, ele foi aceitando o robot, uma caixinha brilhante que já o conhecia bem, cada vez com maior amizade e carinho. Sócrates cumprimentava-o com cordialidade, perguntava se queria jogar xadrez com ele e, quando passavam junto de uma nave de gelados, o robot vibrava e avisava que o Mega de Morango, o gelado preferido do garoto, estava em promoção! O que deixava o Félix ainda mais curioso era mesmo saber como aquela máquina estranha podia fazer aquilo tudo, e isso para ele era uma fixação.

A grande revolução andróide foi-se tornando o padrão mundial. Utilizado por todos os governos, monitorizava os humanóides, adoptando o uso de implantes, uma tecnologia desenvolvida para a colocação de um nano-chip, o Chipo, sob o couro cabeludo incorporado no crânio das pessoas, que através dele podiam fazer mil e uma coisas, desde controlar sistemas de reconhecimento, compras com débito instantâneo e reciclagem dos fluidos corporais. Nessa época, os implantes eram logo inseridos nos bebés mal nasciam. Assim, tanto os desaparecimentos, como abusos e maus tratos envolvendo crianças, foram simplesmente apagados do planeta. A pedofilia foi extinta e a violência quase passou à história. Todas as actividades humanóides que envolvessem identificação e localização do indivíduo eram realizadas com a rapidez do omnipresente Chipo. O planeta Terra tornara-se um local pacífico e bom para se viver. É claro que haviam algumas excepções! Algumas organizações rebeldes resistiam em países do antigo terceiro mundo e recusavam-se a adoptar a nova tecnologia. Teimavam em viver numa pré-história tecnológica. Ocupavam regiões longe do desenvolvimento do mundo real, numa espécie de reservas naturais, tentando aqui e ali sabotar e limitar o sucesso do sistema operativo, introduzindo alguns vírus maliciosos da velhinha Internet.

Naquele dia, Félix estava numa aula de Autonomia Privativa, a disciplina que menos gostava. Ele assistia à aula da sua mesa, numa ampla sala com vista para um imenso monitor transparente. Haviam um sem número de comandos na sua mesa, e o Chrome, uma superfície sensível à sua íris, exibia uma tabela de questões que teria de responder para ultrapassar mais uma etapa da sua formação. Félix estava cada vez mais pálido. Magalhães reconheceu-lhe imediatamente uma brusca mudança na sua pulsação e mesmo antes que ele instruísse o primeiro comando, abriu uma janela privativa no Chrome e propôs ao sistema um intervalo para dúvidas de ingenuidade. Receptivo a esclarecer dúvidas de ingenuidade, menino Félix?, questionou. Não é nada disso Sócrates! Já reparaste que dia é hoje?

É 13 de Março de 2099, sexta-feira 13!!! Porquê?!



Kraftwerk - The Robots (Live)


18 comentários:

Devaneante disse...

Muito interessante, gostei!

Sandra. disse...

:))

E o Menino óspois acordou??

xinhinhus pa tu da lua

mjf disse...

Olá!
Longo mas verdadeiro e sensivel :=)
ehehehe

Beijocas
Bom fim de semana

paulofski disse...

Seja bem vindo Devaneante.

Abraço e bom fds

paulofski disse...

Sandra, ós despois o menino ficou coradinho e foi com o Sócrates no comboio ao circo!

Beijinho e bom fds

paulofski disse...

mjf, o texto é para o fim-de-semana que se espera seja bem longo.

Beijinho e bom fds

DANTE disse...

Hmmm....Sócrates...sexta feira treze...tás a falar da crise?? ;D

Um abraço

paulofski disse...

DANTE, foste perspicaz e leste bem nas entrelinhas, pá. Parabéns!

Abraço e bom fds.

Rafeiro Perfumado disse...

Podias ter dado um nome mais original ao robot, sei lá, Magalhães, por exemplo!

Abraço!

paulofski disse...

Pois podia Rafeiro, mas aí teria de corrigir todos os erros ortográficos e gramaticais, o que não daria tempo até 2099!

Abraço e bom fim-de-semana

Gi disse...

Numa Sexta-Feira 13 andar com um Sócrates à perna, vai lá vai!É mesmo um chip dum azar.

paulofski disse...

Gi, há quem diga que um azar nunca vem só!

Beijo e bom fim-de-semana

Sandra. disse...

:))

e os coelhinhos num foram todos unzatroces duzoutros?? isso ékera bom e fixolas :))

xinhinhus paulo e bom fim de coiso

Sunshine disse...

Sexta 13, micro-chips, controle total do Chipo .... etc .... e o Sócrates ... uiiii que azares.

Bem, amanhã já passou :))

Bom fim de semana ... bjinhos

Teté disse...

Hummm... e para lá caminhamos, nessa monitorização da nossa vidinha, a começar pelos telelés que algumas empresas dão aos seus funcionários!

Mas não me digas que em 2099 ainda haverá gente supersticiosa... :)))

Beijocas e bom fim de semana!

Jasmim disse...

Oi :)

Passa pelo meu cantinho, tenho lá um miminho para ti

beijinho*

Inês Brito disse...

Adorei esta visão do futuro :)

Ah, e o nome do robot também.

Bj,
(i)

LeniB disse...

Olá Paulofski...aconselho-te um filme bem engraçado: "o Homem bicentenário"...é sobre andróides mais humanos que muitos humanos...
boa semana
bjs