terça-feira, junho 10

quarenta e dois, biqueira larga

Partilhar



A primeira conquista do ser humano é quando começa a andar. Anda, anda, anda. Tropeça. Anda, anda, anda. Dorme um bocado. Anda mas cai e magoa um joelho. Chora levanta-se e continua a andar. Um puto não pára. Não lhe interessa muito se o caminho o leva a certos perigos. Não percebe que pode ser longo. Não sabe o que é perder o rumo.

Sempre medi distâncias e isso limitou-me nas acções. O caminho mais curto, mesmo o mais íngreme, era posto em prática e a chegada sempre o mais importante. Se calhar deveria ter escolhido o caminho mais longo e mais plano, de preferência sem sequer tirar as pedras do sapato, sem procurar atalhos. Abrir espaço para o pensamento, para a ideia, para a vida sem o incómodo da porra de um calhau entre a sola e o pé, que convém sacudir.

Nem todos os caminhos fáceis são bons e os difíceis são maus. Ok, às vezes são! Claro que nos destinam à sabedoria e a mais umas quantas coisas que agora não me lembro, e outras que até me lembro mas não me apetece agora ir por esse caminho. A escolha é óbvia. Opta-se sempre pelo mais conveniente sem se saber se é o certo. Todos vão dar a qualquer lado e um gajo só sabe quando lá chega. O que é verdadeiramente importante é, pois, caminhar. Só andar às vezes não é nada fácil, mas um gajo vai andando e, um dia, chega e pensa que, se calhar, ainda vai ter que andar muito mais, ao pé coxinho ou com bolha no calcanhar. Isso também depende da escolha do calçado.


A chegada e o caminho, tem correspondência exacta entre o querer saber o querer aprender. Saber alguma coisa é importante, mas o querer aprender, sempre, é o caminho, é a vida! A sabedoria não é a meta. É a caminhada.

(imagem dos sapatos oferecida pela patti)


14 comentários:

Paulo Tomás Neves disse...

«um gajo só sabe quando lá chega»

é verdade, e a propósito esses 42 biqueira larga se estão perdidos são meus e fazem-me diferença, por isso faxabôre de dar corda aos vitorinos que os calhaus estão a dificultar-me o andar descalço :-)

Bom feriado!

Anónimo disse...

Enquanto caminhamos, aprendemos.
Pois!
Que isso nos ajude a sermos melhores. (infelizmente não é sempre o caso!)

Gi disse...

Para mim a 1ª conquista do ser humano é mesmo a MAMA!

Gi disse...

Quem não MAMA ... não COME!

LeniB disse...

calçada ou descalça, nunca deixei de andar, de caminhar, nem sempre escolhendo os trilhos mais fáceis, mas nos quais fui aprendendo que, por vezes, é preferível percorrê-los a tomar atalhos...
bj
resto de bom feriado

Patti disse...

Isto é que são uns sapatinhos à medida!

Anda, anda! Continua a andar assim que vais no caminho certo.

mariam [Maria Martins] disse...

belo caminhar, o seu!
raramente utilizo frases feitas,mas agora apetece-me esta, de «Ruth Westheimer» (não tenho nem ideia quem foi!) diz assim " O nosso caminho não é feito de erva macia. É um trilho montanhoso, pedregoso. Mas leva-nos sempre para cima,em direcção ao Sol."

resto de boa semana
um sorriso :)

paulofski disse...

Que vitorinos mais jeitosos, hummm...

Ó Paulo, com o calor que está até sabe bem andar descalço.

Abraço.

paulofski disse...

Pois vamos kok.

Passo a passo ainda chegamos lá, espero!

paulofski disse...

O Gi, sempre pensei que o acto de mamar fosse um reflexo instintivo. Assim como chorar.

paulofski disse...

Devemos apreciar o percurso se foi aquele que escolhemos.

Beijo Lenib

paulofski disse...

Viste Patti, fui logo a correr calça-los!

Mas que raio de atacadores são aqueles que não há maneira de desatar!!!

paulofski disse...

Frases feitas, palavras perfeitas.

Um sorriso de volta mariam.

:)

Olá!! disse...

Genial o texto que fizeste com o miminho da Patti...

:))))

Beijossssssssss